Com dificuldades financeiras, ONG Associação Estrelense de Proteção aos Animais (AEPA) está necessitando de ajuda para quitar suas dívidas. Somente com veterinários, os débitos chegam a R$ 30 mil, segundo a voluntária Fernanda Azevedo. Além disso, há custos com a compra mensal de ração para cerca de 150 animais e outros gastos.
Conforme Fernanda, as doações caíram muito desde o começo da pandemia e também após a enchente histórica do rio Taquari no último mês, enquanto os custos aumentam. Por isso, a ONG pede encarecidamente para que, aqueles que puderem, contribuam com um valor para que a dívida seja paga e que a AEPA possa atender mais animais.
“Está bem complicado. As pessoas estão ajudando bem menos. Nosso caixa está quase vazio”, lamenta. Nos últimos dias, a entidade recebeu algumas doações, mas o valor segue distante do ideal.
Fernanda lembra que, por conta da crescente dívida, a ONG acaba não resgatando mais animais em situação de abandono e que muitas pessoas preferem ajudar a entidade somente quando a situação é de um animal que corre risco de vida, e não auxiliam quando se trata de dívida com veterinários. “Se as 50 que curtiram nossa postagem nas redes sociais doasse cinco reais, já seria de grande valia.”, opina.
Doações
As doações podem ser feitas preferencialmente por depósito bancário em contas na Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e no Sicredi. Fernanda ressalta também que, se alguma empresa tiver interesse em ajudar, que pode entrar em contato com a ONG pelas redes sociais ou por contato telefônico.
Atualmente, a Associação Estrelense de Proteção Aos Animais cuida de cerca de 150 animais entre cães e gatos. A maioria está em um canil localizado em Linha Delfina, interior de Estrela, cujo endereço só é revelado para quem deseja adotar um animal. Outros estão em lares temporários de pessoas voluntárias da entidade. A AEPA é presidida pela voluntária Tamara Kremer.