Polícia Civil e Brigada Militar desencadearam, na manhã desta quarta-feira, 12, a Operação Carcará, que visa o combate a roubos de veículos e de carga de cigarros ocorridos em Lajeado e Vale do Taquari. Duas pessoas foram presas na ação.
Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Lajeado, nos bairros Carneiros, Centro, Florestal e Moinhos; e em Estrela, no bairro Boa União. Um revólver, seis aparelhos celulares e roupas e objetos utilizados pelos criminosos nos crimes foram apreendidos.
Os trabalhos foram coordenados pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e tiveram a participação da BM de Lajeado e das delegacias de Polícia de Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul e Nova Bréscia. Treze policiais civis, oito policiais militares e dez viaturas atuaram na operação.
Conforme o delegado responsável pela Draco, Dinarte Marshall Junior, as investigações que resultaram na operação duraram cerca de dois meses.
Três mulheres assaltadas
Ao todo, foram três roubos a veículos ocorridos em Lajeado num intervalo de 12 dias, sempre com vítimas do sexo feminino. O primeiro ocorreu no dia 23 de julho, no bairro Moinhos, quando o criminoso, armado, levou um VW Crossfox de uma mulher que saía do escritório onde trabalhava.
Seis dias depois, outra mulher teve seu carro roubado pela mesma pessoa. O GM Cruze foi levado quando a vítima chegava ao trabalho, no bairro Olarias.
O terceiro, no dia 5 de agosto, ocorreu no bairro Americano. Na ocasião, a vítima chegou a entrar em luta corporal com o bandido após ser abordada. Ela foi agredida e jogada ao solo. Além do Fiat Uno, ele levou bolsa, dinheiro e pertences.
O autor dos crimes foi preso em sua residência, em Estrela.

Vítimas de criminoso que roubou veículos eram mulheres / Crédito: Reprodução
Roubos a cargas de cigarro
Os roubos a cargas de cigarro ocorreram em datas diversas, tendo a prisão de hoje sido desencadeada após o roubo a carga de cigarros ocorrido em 27 de julho, no bairro Olarias. Na ocasião, após o crime, Draco e Brigada Militar passaram a empreender buscas pelo veículo utilizado no crime, um GM Onix.
O carro foi encontrado abandonado pela Brigada Militar no bairro Montanha. Logo após, a carga roubada, com a arma e roupas utilizada pelos criminosos, foram recuperados em um sítio, num balneário de Forquetinha.
Os crimes ocorreram nos dias 28 de novembro, na RSC-453 (Cruzeiro do Sul); 13 de dezembro, na BR-386 (Fazenda Vilanova); 21 de janeiro, em Lajeado (bairro São Cristóvão); 3 de março, em Estrela (Linha Lenz); 7 de abril, em Estrela (Trans Santa Rita); 25 de maio, em Estrela (Linha São José) e 27 de julho, em Lajeado (bairro Olarias).

Carro foi encontrado abandonado pela Brigada Militar no bairro Montanha / Crédito: reprodução