Articulação turística avança mesmo durante a pandemia

Turismo local

Articulação turística avança mesmo durante a pandemia

Sala do visitante, roteiros autoguiados e o Trem do Vales integram ações da Amturvales para 2020 e 2021

Articulação turística avança mesmo durante a pandemia
Leandro Arenhart (Foto: Laura Mallmann)
Vale do Taquari

O Vale do Taquari possui belezas naturais com potencial turístico avançado. Para apresentar os novos movimentos do turismo regional, o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, participou do programa A Hora Bom Dia, desta quarta-feira, dia 12.

Conforme Arenhart, a primeira missão como presidente foi contatar todos os municípios não associados a entidade para montar planos turísticos para todas as regiões. O primeiro exemplo foi com a cidade de Santa Clara do Sul, que planeja a construção de um monumento de 25 metros de altura, acompanhado por uma escadaria com 640 degraus.

Na terça-feira, dia 11, foi comemorado o dia da padroeira do município e lançado o Pão de Santa Clara de Assis. Produzido por uma agroindústria familiar da cidade, a especiaria foi apresentada para secretários municipais de turismo e também para a direção da Amturvales.

A Amturvales também reorganiza o turismo nos trilhos do Viaduto 13, Mula Preta e tuneis da Ferrovia do Trigo. O trabalho será realizado pela empresa Nomas, para tornar o turismo seguro no ambiente e também é garantir mais renda aos empreendimentos próximos e guias de turismo. “Hoje, quem visita os tuneis não deixa nada renda para os estabelecimentos locais. Queremos regrar para valorizar o turismo local”, explica.

Rotas do turismo

Arenhart destaca que os municípios do Vale contam com diversas rotas turísticas, como o Caminho dos Moinhos, Delícias da Colônia, Rota da Erva-mate, Rota Germânica, entre outras. Temos locais como a Cascata das Orquídeas. “É uma trilha de orquídeas, em Imigrante, que foi estruturada e segue recebendo turistas em meio a pandemia de forma segura”, revela.

Conforme Arenhart, o Vale é muito diversificado, com fácil acesso viário e variedade em culturas. “Em pouco tempo, o turista pode se deslocar da cultura italiana, para a germânica e depois encontra variedade em cascatas”, relata.

Os caminhos autoguiados em trilhas da região serão ampliados. Conforme Arenhart, as cidades de Pouso Novo, Boqueirão do Leão, Santa Clara do Sul e Teutônia receberão rotas.

Arenhart revela que a Amturvales projeta implantar “Caminhos de longo percurso”, com trajetos guiados de 150 quilômetros, realizados em uma semana. “Contempla estabelecimentos e moradores. Planejamos que os moradores ofereçam suas residências como suporte para os peregrinos”, revela.

Promotur

O projeto PromoTur pretende unir todas as bases necessárias para promover o turismo na região. A ideia, conforme Arenhart, visa a divulgação da oferta de serviços e locais do Vale. “O projeto pretende qualificar por meio de cursos e palestras e promover o turismo com divulgação de materiais para captar novos visitantes de fora da região”, explica.

Neste projeto, o Vale receberá agências de Porto Alegre e blogueiros de viagens, por exemplo, para que estes encaminhem a divulgação em suas regiões, esclarece o presidente da Amturvales.

Trem dos Vales

Em 2020, estão previstos 34 viagens no trajeto entre Muçum a Guaporé e Colinas a Roca Sales. Elas ocorreram entre 17 de outubro e 8 de novembro. A meta é realizar os passeios em quatro fins de semana. Conforme Arenhart, são esperados cerca de 10 mil pessoas.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais