“Lajeado deveria voltar as aulas”, defende secretário

Ensino na pandemia

“Lajeado deveria voltar as aulas”, defende secretário

Para Cláudio Klein, as escolas do município polo do Vale do Taquari e outras cidades do interior já têm condições para receber alunos

“Lajeado deveria voltar as aulas”, defende secretário
Klein participou do Frente e Verso na manhã de hoje
Vale do Taquari

O retorno de alunos às escolas foi um dos temas abordados no programa Frente e Verso da manhã de hoje. Entrevistado do dia, o secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein defendeu a volta das aulas em cidades do interior.

Em junho, Lajeado foi pioneiro ao apresentar para o governo estadual um protocolo de volta às aulas nas cinco escolas privadas. Proposta era o retorno do 3° ano em um turno, com medições de temperaturas e distanciamento de um metro e meio entre colegas dentro das salas. Os estudantes seriam testados antes do retorno à sala de aula e 14 dias depois para analisar o comportamento do vírus.

A medida não foi aceita pelo governo estadual. Klein percebe que o retorno das aulas só não ocorreu ainda nos municípios do interior do RS em função do agravamento do vírus na capital gaúcha.

“O (governador Eduardo) Leite só enxerga Porto Alegre. Quando subiu a curva lá se esqueceu de nós”, acredita Klein.

O secretário defende os protocolos para volta às aulas estabelecidos em Lajeado como seguros. “Lajeado deveria voltar as aulas”, afirma. Citando municípios da região como Marques de Souza e Forquetinha, Klein também defende a possibilidade dessas cidades terem aula pelas características rurais e população menor, o que dificulta as aglomerações.

Redução de casos ativos

A Secretaria de Saúde de Lajeado percebe uma diminuição no número de casos ativos. O ápice da curva ocorreu quando a cidade registrou 158 positivados em um mesmo período. Atualmente, são cerca de 50 casos ativos.

Klein também percebe uma circulação do vírus por vários pontos da cidade. Em um primeiro momento, com o surto nos frigoríficos, a pandemia se concentrou em bairros do sul, como o Conservas, Jardim do Cedro e Santo Antônio. Após, passou para áreas localizadas no norte como o Alto do Parque e Universitário.

Testagem em Lajeado

O secretário de Saúde destacou que ocorrem cerca de 40 testes RT-PCR por dia em Lajeado. Entretanto esses testes têm mais eficiência do 5° ou 6° dia após o início dos sintomas. Por isso, pacientes que vão até o Posto de Saúde são mandados retornar dias depois.

“Não adianta testar no primeiro ou segundo dia, pois vai coletar e dará negativo, mas pode ser que a pessoa está contaminada”, esclarece Klein.

O secretário também falou sobre a terceira fase do Testa Lajeado. Entrevista completa no link:

Acompanhe
nossas
redes sociais