Na noite deste domingo, o Grêmio deu uma pausa na disputa do Campeonato Gaúcho e estreou com o pé direito a disputa do Brasileirão. Contra o Fluminense, na Arena, Diego Souza marcou o gol que garantiu a vitória tricolor por 1 a 0.
O técnico Renato Portaluppi tinha alguns desfalques para a partida. Não jogaram Matheus Henrique e Jean Pyerre, além de Everton, que foi negociado já na sexta-feira. Entre os titulares, as surpresas foram as presenças de Lucas Silva, Pepê e do jovem Isaque.
O Grêmio dominou praticamente a partida inteira, mas o Fluminense também fez o goleiro Vanderlei trabalhar. As primeiras chances claras de gol vieram com o Flu, em chutes de Nenê. Do outro lado, o Tricolor dava a bola para o Flu e tentava jogar nos contra-ataques.
O primeiro tempo já se encerrava quando o Grêmio chegou ao seu gol. Aos 46 minutos, em um bate e rebate na área, o zagueiro Nino tocou para trás e Diego Souza apareceu para dar um leve toque e deslocar o goleiro Muriel.
No segundo tempo, o Grêmio passou a ter mais a posse de bola e praticamente dominou o Fluminense, que não conseguiu mais assustar o gol do goleiro Vanderlei. Enquanto isso, o Tricolor construía chances. Isaque, Diego Souza e Pepê tiveram boas oportunidades que acabaram em defesas do goleiro Muriel.
Já para o final da partida, os dois técnicos começaram a mexer nas escalações. Renato Portaluppi mandou a campo Darlan, Thaciano e Luciano, enquanto que Odair Hellmann revidou com as entradas de Fred, Miguel e Wellington Silva.
As mudanças não surtiram efeito no jogo. O Grêmio permaneceu com a posse de bola e apenas administrou o placar até o encerramento da partida. A vitória por 1 a 0 fez a equipe gaúcha chegar à onze jogos de invencibilidade.
Passada a estreia do Brasileirão, o Grêmio volta à campo na quarta-feira, 12, quando encara o Ceará fora de casa. No mesmo dia, o Fluminense recebe o Palmeiras no Rio de Janeiro.