No coração do bairro Carneiros, surge um dos principais clubes do Vale do Taquari. A história da Sociedade União Carneiros iniciou em 1972 com um grupo de amigos interessado em disputar competições de futebol.
A primeira diretoria era composta por: Danilo Gerhardt (presidente), Milton Gerhardt (vice-presidente), Valmor Gerhardt (primeiro secretário), Egon Diedrich (segundo secretário), Avelino Yungs (tesoureiro) e Heitor Becker (segundo tesoureiro).
Junto com o crescimento estrutural, surgiram os títulos. O primeiro foi o municipal de Lajeado, em 1981. O União voltaria a vencer a competição em outras oito oportunidades, sendo considerado o maior campeão de Lajeado.
Em 2007, a equipe levantou a primeira taça regional. A conquista, conforme o técnico Sírio Pereira, foi uma homenagem ao então diretor Guido Gerhardt. Na época, ele enfrentava um câncer e sonhava em ver o time que fundou ser campeão do Vale do Taquari. “Aprendi a amar o União por causa dele, pois ele fazia do clube uma extensão de sua casa e da família,” relata Pereira.
Em 2014, o União viveu o ápice ao conquistar o Regional nas duas categorias: titular e aspirante. Foi a primeira vez na história da Aslivata que um clube levantou as duas taças em uma mesma edição.
Quais as ações que vocês fazem para movimentar a sede esportiva?
Airton Becker – Hoje temos uma sede social onde acomodamos 500 pessoas. Fizemos nosso eventos sociais ali, além de alugar o espaço para terceiros. Nossa estrutura tem uma arquibancada de 800m coberto com capacidade para 2,5 mil pessoas. Nos últimos anos fizemos uma reforma completa nos vestiários, trabalhamos muito para deixar o clube em boas condições para receber atletas de várias partes do Estado. Fizemos jogos de veteranos onde a gente recebe Grêmio, Caxias, Esportivo. Acho bacana essa integração, o pessoal que vem jogar aqui. Ex-jogadores, eles tiram fotos, elogiam a estrutura. Isso no estimula para trabalhar, deixar sempre o nosso estádio limpo e organizado. Cada fim do ano fizemos festas dos sócios e outras turmas que trabalham dentro do clube. A grande força que mantém o clube são as atividades do veterano que tem calendário fechado o ano todo. Através dele conseguimos ter renda. A cada jogo por exemplo temos de 70 a 80 almoços.
Se tiver, vocês vão para o Regional Aslivata?
É muito cedo para falar. Não sabemos o que vai acontecer. O clube tem muita vontade de participar novamente, vamos ver o que acontece, tomara que tudo passe o mais breve possível. Isso faz falta para gente, estamos motivado para participar, mas de momento é cedo pra falar.
É possível o tricampeonato?
O União sempre fez time pra chegar. Perdemos muita coisa até hoje, mas também ganhamos. Sempre que se faz, faz com a ideia de chegar, não adianta jogar a primeira fase e depois ficar olhando. Estamos organizado clube e diretoria, se der de preferência vamos brigar pelo titulo.
Ficha técnica
Nome completo do clube – Sociedade União Carneiros
Ano de fundação – 1972
Município – Lajeado
Principais títulos – Bicampeão regional na categoria titular (2007 e 2014), bicampeão regional na categoria aspirante (2013 e 2014). Nove vezes campeão municipal (1981, 1990, 1991, 2002, 2004, 2007, 2008, 2009 e 2010). Campeão Municipal feminino de Lajeado (2016);