Dando sequência às intervenções artísticas do 1° Concurso Arte na Cidade – Intervenção Artística em Espaços Urbanos, os artistas Lucas Cristiano Baldissera e Maiara Cristiana Bauer Leonhardt iniciaram nesta quarta-feira, 05, a pintura da segunda mureta na Avenida Alberto Pasqualini, no lado direito da rodovia (sentido Centro – São Cristóvão).
A intervenção proposta pelos artistas faz referência à humanização da cidade e à vivência em sociedade. Para abordar de maneira artística essa proposta, os artistas escolheram a pergunta: “Seria preciso retroceder para conseguir evoluir?”. Segundo Lucas e Maiara, a oportunidade de participar do concurso é uma maneira de devolver as cores e a beleza de uma cidade da era digital, que acaba se tornando cinza.
“A frase escolhida foi proposta para levantar um questionamento sobre como devemos reaprender o verdadeiro significado de vida como sociedade. Já a junção de cores foram escolhidas porque vemos cada vez mais as cidades se tornarem cinzas, o verde da natureza vai dando espaço ao cinza dos prédios e do asfalto, saímos para trabalhar dentro de um carro e não temos mais ‘belezas’ para ver e alegrar nosso dia. Então uma intervenção artística no meio da cidade pode fazer toda diferença no dia a dia das pessoas”, contaram os artistas.
No mesmo local, do lado esquerdo da rodovia, a artista Flávia Pozzobon da Rocha Gomes finalizou a sua intervenção artística. A pintura de Flávia, com o nome” Arte para Libertar-te”, retrata a diversidade e a livre expressão da vida na cidade.
A ponte seca, onde a BR-386 passa sobre a Rua Bento Rosa, é o próximo local que receberá limpeza e a intervenção artística. Neste caso, as intervenções serão feitas nos pilares e nas cabeceiras dos dois viadutos paralelos das pistas da BR-386. Os artistas responsáveis pelas intervenções no local são Samuel Hergesell e Rafael Hergesell.
1º Concurso Arte na Cidade – Intervenção Artística em Espaços Urbanos
- O Concurso foi lançado em setembro de 2019, com caráter artístico-cultural e com objetivo de valorizar o espaço urbano de Lajeado.
- Em dezembro de 2019 uma comissão julgadora, constituída por representantes de diferentes setores, selecionou as cinco melhores propostas de pintura que contemplavam o conceito “Humanizando a Cidade”. Os artistas cujos trabalhos foram escolhidos tiveram seus nomes divulgados e receberam uma premiação durante um evento do Natal no Coração.
- Em março de 2020 foi iniciada a limpeza e os preparativos nos locais que receberão as intervenções.