EGR e governo de Lajeado projetam avenida paralela à rodovia

Segurança na estrada

EGR e governo de Lajeado projetam avenida paralela à rodovia

Obra em estudo está projetada para ocorrer no bairro Floresta ao lado da RSC-453

EGR e governo de Lajeado projetam avenida paralela à rodovia
Pedido por mais segurança no trecho é antigo entre moradores do bairro Floresta FOTO: Arquivo A Hora
Lajeado

Diretor administrativo e financeiro da EGR, André Arnt e o coordenador de Projetos Especiais de Lajeado, Isidoro Fornari se reuniram nessa manhã para tratar da construção de uma avenida paralela à RSC-453, no bairro Floresta.

Segundo Arnt, a ideia inicial é que o Executivo lajeadense construa a estrada secundária, enquanto a EGR auxiliaria com a instalação de dois trevos. Com essa mudança, os veículos que transitam pelo bairro não precisariam adentrar a rodovia estadual.

O pedido por investimentos que garantam mais segurança na 453 é recorrente entre os moradores do bairro Floresta. Em 2018, a comunidade chegou a ameaçar trancar a rodovia por uma rótula.

Extinção da EGR

Em entrevista ao Frente e Verso na manhã de hoje, Arnt falou sobre o futuro da estatal. Conforme ele, o governo estadual já alinhou a concessão à iniciativa privada das rodovias atualmente administradas pela EGR.

Arnt em entrevista ao Frente e Verso

O diretor percebe a possibilidade eminente de extinção da EGR ou a possibilidade da estatal ser mantida e auxiliar na organização de obras nas rodovias do RS.

Arnt defende que a EGR possui uma “equipe enxuta”. São 50 funcionárias com salários em média de R$ 4 mil. Os serviços de empreiteira e cobrança do pedágio são terceirizados.

Praças da região

Arnt também abordou a abertura de cancelas no pedágio de Encantado e diminuição na tarifa em R$ 5,20 – mantida até hoje. Na Justiça, a estatal tenta reverter a diminuição e manter o pedágio em R$ 7.

Conforme Arnt, é inviável manter o preço de Encantado em R$ 5,20 e continuar as melhorias na rodovia. Exemplifica com a praça de Cruzeiro do Sul, que possui 30 km de malha viária e é cobrado R$ 7. Em Encantado, são 30 quilômetros.

Houve diminuição na arrecadação das praças em função da pandemia, aponta Arnt. Em Encantado, é de 24% a menos, enquanto que em Cruzeiro do Sul de 14%.

Ouça a entrevista completa no link:

Acompanhe
nossas
redes sociais