Após confirmação do Vale do Taquari em bandeira vermelha, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, concedeu entrevista a Rádio A Hora 102.9. Segundo o chefe do Executivo, a classificação da região em alto risco de contágio é “uma aberração”.
A mudança no modelo anunciada na quinta-feira, 27 de julho, não estaria regulamentada. As alterações diminuem o peso das taxas de ocupação de UTIs.
“A metodologia foi alterada sem amparo legal. Não há decreto que ampare isso. É de se indignar”, disse o prefeito.
Ainda segundo o prefeito, a região possui apenas três pacientes internados em estado grave de covid-19, e Lajeado, apenas um paciente nessa condição. Agora, o modelo conta as interações a partir de um saldo entre os moradores da região atendidos em outras localidades e, residentes de outras áreas atendidos na estrutura hospitalar da região.
Os municípios do Vale do Taquari estão em reunião extraordinária, por videoconferência, desde às 18h30. O prefeito de Lajeado acredita que um dos pontos será a maior liberdade dos governos locais ao determinar as restrições. “O modelo tem que dar autonomia para os municípios”, declarou.
O prefeito pretende ainda utilizar todos os recursos possíveis para que o comércio possa atender presencialmente na semana que antecede o Dia dos Pais.