O desafio com as aulas programadas na região foi tema do programa Frente e Verso da manhã de hoje. O assunto foi abordado em entrevista com o presidente da União Nacional dos Dirigentes da Educação (Undine) e secretário de Estrela, Marcelo Mallmann.
Para ele, a pandemia trás aspectos positivos como a qualificação de professores no online e contato de familiares com o processo de aprendizado das crianças. “Tem pessoas que destacam como é bom ver a evolução do filho”, relata.
Entretanto, a inexistência de contato presencial entre professores e alunos se torna um problema, principalmente na Educação Infantil, percebe Mallmann. Outra questão abordada é a dificuldade de acesso de parte dos alunos aos conteúdos onlines pela falta de internet ou computadores.
Mallmann destaca a importância de criar alternativas para atender todos. Cita como exemplo a possibilidade de pais buscarem conteúdos em papel nas escolas ou até formas de disponibilizar internet para famílias que não possuem.
Na opinião dele, “a tendência é não reprovar alunos em 2020” devido à dificuldade de qualificar o conhecimento adquirido pelos estudantes.
Mallmann cita uma repactuação no ensino realizada em função da pandemia. Conforme ele, se elencou, desde o berçário até o Ensino Médio, quais os conteúdos prioritários que precisam ser passados neste ano. O restante, na avaliação de Mallmann, deve ser compensado nos próximos anos.
Questionado sobre a possibilidade de 2020 ser descartado como ano letivo, Mallmann afirmou que essa decisão impactaria o seguimento natural de formaturas e vestibulares, além de prejudicar ramos da economia. Na opinião dele, “não é um ano perdido, apenas diferente”.
Mallmann também falou sobre as estratégias de ensino adotadas em Estrela e sobre o impacto do possível fechamento de escolas privadas na rede de ensino pública.
Entrevista completa no link: