A proposta de lei que concede a gestão de trecho da ERS-421 a Lajeado está na Assembleia Legislativa. O coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura, Isidoro Fornari, busca uma articulação com as lideranças da Casa para que projeto seja votado o mais breve possível.
Segundo Fornari, o presidente do Legislativo gaúcho, deputado Ernani Pólo (PP) e o líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes (PP), responderiam ainda nesta semana sobre um possível acordo para agilizar o processo. Fornari quer agendar um encontro presencial com os deputados na quinta-feira, 30.
A municipalização da ERS-421, no bairro Conventos, resolveria duas situações: uma relativa ao registro de imóveis e outra sobre as melhorias na estrutura da via, historicamente prejudicada em temporadas mais úmidas, como o inverno.
“O Estado sempre trabalha com mais dificuldades e tem menos recursos que o município”, declara Fornari. “Todas as melhorias no local devem ser consultadas no DAER, uma burocracia a mais”, acrescenta.
As estruturas imobiliárias no local, que possui residências, escolas e comércio, passam por entraves no registro de imóveis, uma vez que, oficialmente, trata-se de uma estrada.
“No momento é tratado como uma rodovia, mas ela está dentro do perímetro urbano. É praticamente uma rua”, declara Fornari.