Governo reconhece situação de emergência em Taquari

ENCHENTE HISTÓRICA

Governo reconhece situação de emergência em Taquari

No Vale do Taquari, Arroio do Meio, Lajeado, Colinas e Encantado também tiveram situação de emergência homologada

Governo reconhece situação de emergência em Taquari
Em Taquari, o nível do rio atingiu os 11,40m. Créditos: Divulgação/João Hartmann
Taquari

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência de Taquari devido as inundações do início do mês. A portaria nº 2.050 foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. Além de Taquari, Arroio do Meio, Colinas, Lajeado e Encantado já tiveram situação de emergência homologada.

O Rio Taquari teve a maior cheia dos últimos 64 anos, atingindo o pico máximo no fim da noite da quinta-feira, dia 9. O nível das águas chegou a 11,40m. No domingo, dia 12, o rio voltou a subir e atingiu na segunda-feira o nível de 8,52m.

Taquari contabiliza prejuízos na agricultura e em estradas. O valor estimado é de mais de R$ 1,8 milhão em perdas. Além de 456 pessoas atingidas pelas inundações.

A partir de hoje, o município está habilitado a pedir projetos de auxílio após as enchentes. Todos os atingidos pela cheia também podem pedir o saque do fundo de garantia na Caixa Econômica Federal.

Outros seis municípios ainda aguardam a homologação, são eles: Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela, Imigrante, Muçum e Roca Sales.

Acompanhe
nossas
redes sociais