Uma discussão acalorada entre dois vereadores chegou a interromper a sessão de ontem no Legislativo. Waldir Blau (MDB) fez críticas ao projeto de reforma tributária apresentado pelo governo do Estado e cobrou que deputados do seu partido votem contra.
“Esse governo não mostrou a que veio, apenas mentiu para ganhar eleição. (…) Se um deputado do meu partido votar a favor, vou por o nome dele nas minhas redes sociais”, afirmou.
O próximo a falar foi Ernani Teixeira (PP), que ironizou o colega. “É uma pena que essa bancada não estava aí quando o gringo e os deputados do MDB aprovaram o pagamento parcelado dos professores”, rebateu.
Blau seguiu falando fora do microfone. Teixeira chamou o ex-governador José Ivo Sartori de “safado” e “sem-vergonha” e afirmou: “o cara roubou”.
A reunião foi paralisada por 15 minutos. Na retomada, o presidente Lorival Silveira (PP) afirmou que não vai admitir discussão na câmara de vereadores.
Matrícula online na rede municipal
Os vereadores aprovaram projeto que prevê que as matrículas na rede municipal de ensino possam ser feitas pela internet. A proposta é dos vereadores Carlos Ranzi e Marilene Dalmoro, ambos do MDB.
A instituição de ensino poderá solicitar outros documentos para efetivar a matrícula, o que também poderá ser feito online. A lei precisa ser regulamentada pelo Executivo em prazo previsto de 30 dias.
Agente de saúde
Entre os projetos aprovados está a contratação emergencial de um agente municipal de saúde. A contratação temporária será realizada para suprir a falta de profissionais e auxiliar no combate ao surto epidêmico de coronavírus.
Plano Diretor e reunião com prefeito
Na próxima segunda-feira, às 14h, os vereadores se reúnem com o prefeito Marcelo Caumo para tratar da destinação do repasse para combate aos prejuízos da enchente. Na semana passada, a câmara aprovou a devolução de R$ 1,6 milhão.
Na próxima terça-feira, 4, a sessão será dedicada à votação do Plano Diretor do município.
Homenagem a Carlão
A pedido do vereador Sérgio Rambo (PT), a câmara cumpriu um minuto de silêncio em homenagem ao suplente de vereador Carlos Musskopf. Ele morreu na última sexta-feira, 24, na UTI, em decorrência de um acidente de motocicleta.