Vale registra pior índice de distanciamento social do estado

Pandemia

Vale registra pior índice de distanciamento social do estado

Pesquisa apontou porcentagem de 43,2% de isolamento nos fins de semana e 34,4% na semana

Vale registra pior índice de distanciamento social do estado
A instabilidade do tempo é um dos fatores que influenciam o comportamento da população. Foto: Fábio Kuhn
Lajeado

Com nível de 36,9% de distanciamento social, o Vale do Taquari ocupa a última colocação das 20 regiões do Rio Grande do Sul no período entre 19 a 25 de julho. O índice de pessoas que buscam evitar aglomeração é medido semanalmente a partir do monitoramento de aplicativos em celulares, com base em dados disponibilizados pela empresa InLoco.

Conforme os Índices de Isolamento Social do RS Durante a Pandemia de Covid-19, apresentados para o Gabinete de Crise, na segunda-feira, 27, Lajeado e região tiveram média de 43,2% de distanciamento no fim de semana. Nos dias da semana, caiu para 34,4%.

Em todo o estado, foi registrado relaxamento dos gaúchos quanto as medidas de distanciamento social. O percentual ficou em 41,4% na semana passada. Isso levou o RS a despencar do topo do ranking nacional para a 10ª colocação. Conforme o governo estadual, a situação preocupa, ainda mais por ser um momento de avanço dos casos da covid-19 no estado.

O clima mais ameno na semana passada é um dos fatores que pode explicar o relaxamento nas medidas de isolamento, aponta o governo estadual. Em alguns dias, inclusive, o índice ficou aquém da média do país, calculada em 40,3% no mesmo período.

Em âmbito estadual, a preocupação com aglomerações diminuiu tanto nos dias uteis como no fim de semana. Considerando o sábado (dia 25) e o domingo (19), o isolamento ficou 48,1%, quando no monitoramento anterior havia alcançado 51,4%. Entre segunda e sexta-feira, o percentual da semana ficou em 38,7%, quando antes estava em 41,4%.

No monitoramento de 12 a 18 de julho, o estado havia registrado isolamento de 44,5%, mais de três pontos percentuais acima da análise da última semana.

Medidas contra aglomerações

Em Lajeado, cidade polo da região, é percebido o relaxamento com as medidas de distanciamento, afirma o prefeito Marcelo Caumo. “As pessoas estão se reunindo mais e isso é um problema. O vírus gosta de aglomerações”, relata.

Conforme ele, o governo de Lajeado está se adequando para inibir exageros registrados na cidade. Cita o fechamento de espaços públicos e proibição de funcionamento de bares na madrugada como medidas para evitar aglomerações.

Caumo reforça que, enquanto não houver uma vacina ao coronavírus, a comunidade terá que continuar mantendo os cuidados para evitar o lockdown e o isolamento total das pessoas em casa.

Acompanhe
nossas
redes sociais