“O futebol não se resume em nós atletas”

Entrevista da semana

“O futebol não se resume em nós atletas”

Capitão do Lajeadense, Alexandre Bindé fala sobre o movimento dos capitães para voltar a Divisão de Acesso

“O futebol não se resume em nós atletas”
Lajeado

Conta como que surgiu esse movimento?
Alexandre Bindé – Temos um grupo que foi criado logo quando começou a pandemia. Para conversar em relação ao campeonato e também discutir a parte administrativa de cada clube. Há uns 10 dias atrás começamos a nos movimentar depois de ler a notícia que a Divisão de Acesso poderia ser cancelada. Como todos sabemos, a dificuldade que é jogar no interior não é fácil, a dificuldade financeira é grande, imagina só, diante de uma a pandemia e diante de tudo o que está acontecendo. Estamos nos mobilizando para que a Federação e os clubes nos ouçam. Nesse momento parece que estamos invisíveis e ninguém nos vê e não sabe a situação real dos atletas. Quando saiu a notícia que a Divisão de Acesso e a Terceira Divisão fosse cancelada nos unimos para chegar na Federação para isso não acontecer. Precisamos do trabalho, precisamos voltar a ativa e a intenção de voltar é que os protocolos de segurança para a volta estão seguros e nos permitem voltar. O Gauchão está mostrando isso.

Como está a relação com a FGF?
Bindé – Até então a ideia era de jogar a Divisão de Acesso. Quando surgiu os protocolos e foram analisar os gastos que teriam, os clubes viram que não teriam condições de arcar os custos. A conversa entre Federação e clubes foi para a Federação ajudar a arcar as despesas. O sindicatos dos atletas comentou que a Federações está olhando o movimento e sinalizou com a possibilidade do campeonato voltar no fim de agosto, começo de setembro. Nos próximos dias queremos uma reunião com o presidente da FGF para ele ver a situação nossa e nos ouvir.

O que a direção do Lajeadense tem passado para vocês jogadores?
Bindé – Eu sempre tenho procurado manter contato tanto com o Alexandre Sebben (presidente), Tiago Matos (gerente de futebol), Serginho (treinador) e Mano Modelo (preparador físico). Semana passada fizemos uma vídeo conferência com a comissão técnica para termos uns treinamentos. Eles passam diariamente protocolos de treinos pensando nessa volta. A direção está conversando com a Federação para discutir a parte financeira, o clube quer voltar, mas os clubes precisam ter um aporte financeiro para cuidar dos protocolos e executar eles.

Nesse momento de pandemia, o que você está fazendo para manter as tuas contas em dia?
Bindé – O futebol não se resume em nós atletas. Tem o pessoal que cuida do campo, secretaria e administração, enfim são muitas pessoas envolvidas no futebol. Minha esposa trabalha e me ajuda um pouco em casa. Eu estou encostado na MP do Governo Federal e quem não tem contrato está encostado no auxílio emergencial. A gente vive um pouco apertado, hoje também tenho uma ajuda da escolinha, onde sou professor. Me viro como posso.

Qual a expectativa para o retorno do campeonato?
Bindé – Nossa mobilização é para voltar o campeonato. Temos um grupo no whattsapp de jogadores do Lajeadense. A gente treina diariamente para que quando o campeonato voltar, estarmos preparador e conseguir o acesso. Nosso objetivo é o acesso. Vamos pensar positivo para o campeonato voltar. Esperamos que o campeonato volte o quanto antes.

Acompanhe
nossas
redes sociais