Apesar da região continuar na bandeira laranja, o aumento substancial de casos ativos de covid-19 faz alguns municípios acenderem o sinal de alerta. Nos últimos dias, diversas estratégias estão em andamento para coibir as aglomerações, sobretudo em bares e áreas de lazer.
O exemplo mais recente veio de Lajeado, que publicou um decreto na quinta-feira, aumentando o rigor nas fiscalizações de estabelecimentos. Na primeira operação integrada, que contou com a participação de diversos órgãos de segurança, foram fiscalizados 12 estabelecimentos durante a noite, em nove bairros diferentes da cidade.
Como o decreto é válido por tempo indeterminado, as fiscalizações devem continuar. “Por orientação do prefeito, intensificamos nossas operações. Esta foi a 30ª operação integrada. Tudo visando coibir as aglomerações”, explica o secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli.
Não houve punição aos estabelecimentos fiscalizados. Mas Locatelli lembra que, se for necessário, dependendo da gravidade do caso, pode ocorrer até a cassação do alvará. “Os bares foram notificados no sentido de receberem orientação para cumprimento do decreto. Deixamos claro que as regras são aquelas. No contato com os proprietários, constatamos que eles sabem do problema e têm dificuldade de conter as pessoas”, ressalta.
Bares, restaurantes, pubs, foodtrucks, trailers e canchas de bocha não podem funcionar após às 23h. Os trabalhos devem seguir ao longo do final de semana. “Nosso objetivo é tão somente fazer uma fiscalização ativa. As regras devem ser entendidas e atendidas”, comenta Locatelli.
Restrição em vias
No final de semana, o governo repetirá medidas de circulação de pessoas em vias e locais onde ocorrem aglomerações. As medidas abrangem a rua Santos Filho, no Parque dos Dick; a Avenida Avelino Talini, junto à Univates; a avenida Piraí, as proximidades do Pico do 8, de postos de combustíveis e no Parque de Eventos.