Pesquisa busca identificar origem de novos contágios

mapeamento de casos

Pesquisa busca identificar origem de novos contágios

Questionamentos de formulário também avaliam comportamento das pessoas contaminadas nos dias anteriores à confirmação do teste

Pesquisa busca identificar origem de novos contágios
(Foto: Fábio Kuhn)
Lajeado

Foi iniciada ontem, 23, nova pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde em pessoas que testaram positivo para covid-19. O formulário é encaminhado pelo WhatsApp e tem o objetivo de identificar possíveis fontes de contágio da doença na cidade, depois do crescimento de casos ativos nos últimos dias.

A ideia foi sugerida pelo secretário municipal da Fazenda, Guilherme Cé, e acatada por demais integrantes do governo. A pesquisa mantém o anonimato do entrevistado e é uma ação adicional nas medidas de enfrentamento à doença, sendo conduzida pela Vigilância Epidemiológica do município.

“Este formulário será enviado após o contato que já ocorre atualmente por parte do pessoal da Saúde. A ideia é que as pessoas positivadas respondam o questionário para o município tentar capturar informações a mais que não foram faladas para os profissionais da saúde. Ele poderá ser melhorado ao longo do caminho, não é algo definitivo”, salienta Cé.

O secretário explica que não houve consulta a exemplos de outros municípios e diz que foi elaborado com base na experiência que Lajeado teve até o momento com a pandemia. “Iremos avaliar como vai funcionar e se as informações nos darão subsídios para a definição de ações mais específicas”, ressalta.

“Sinceridade nas respostas”

A reportagem do A Hora teve acesso ao formulário que está sendo encaminhado aos positivados.

O documento traz questionamentos diversos e envolve as medidas de distanciamento e hábitos dos pacientes, assim como a circulação do paciente pelos espaços da cidade nos 10 dias anteriores ao exame confirmatório.

“É uma maneira para buscarmos descobrir possíveis origens da contaminação. As respostas dos pacientes, anônimas para garantir a sinceridade nas respostas, poderão ajudar a definir onde devemos agir e como melhorar. Por isso precisamos que as respostas sejam verdadeiras, para nos auxiliar no melhor enfrentamento do coronavírus”, reforça o secretário de Saúde, Cláudio Klein.

Acompanhe
nossas
redes sociais