Cometa Neowise pode ser visto no RS nesta sexta-feira

Fenômeno

Cometa Neowise pode ser visto no RS nesta sexta-feira

Astrônomos calculam que a próxima passagem do fenômeno pela Terra seja em aproximadamente 6,8 mil anos

Cometa Neowise pode ser visto no RS nesta sexta-feira
O ideal é olhar à direita de onde o Sol se põe, entre o final da tarde e o início da noite. Créditos: Divulgação/NASA
Estado

Nesta sexta-feira, o cometa “Neowise” pode ser visto no Rio Grande do Sul. Nesta semana, o fenômeno já passou pelos estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Conforme a professora de Física da Univates, Sônia Elisa Marchi Gonzatti, para vê-lo ideal é olhar à direita de onde o Sol se põe, entre o final da tarde e o início da noite. “Aqui no sul, o sol está se pondo no noroeste. Ele aparecerá próximo a linha do horizonte”, alerta.

O cometa foi descoberto pelo satélite Neowise da Nasa, em março. No Hemisfério Norte, o cometa ficou visível a olho nu em 3 de julho.

Conforme Sônia, os cometas são corpos formados por gelo, rochas e materiais orgânicos. “Ele forma calda e emite luz quando se aproxima de sol”, explica.

Os astrônomos calculam que a próxima passagem do cometa Neowise pela Terra seja em aproximadamente 6,8 mil anos. Segundo Sônia, o que se tem apurado é que o Neowise tem uma órbita longa. “Diferente do cometa Halley, que tem um período considerado curto. Ele passa pela terra a cada 76 anos”, explica.

Acompanhe
nossas
redes sociais