O Campeonato Gaúcho retornou ontem após mais de quatro meses. Além do clássico Gre-Nal, outra partida movimentou o estado e chamou a atenção. Ypiranga e Esportivo se enfrentaram no Estádio Alviazul, em Lajeado. A cidade do Vale do Taquari voltou a receber um jogo de primeira divisão após mais de quatro anos.
Gerente de futebol do Lajeadense, Thiago Matos concedeu entrevista ao programa A Hora Esportes de ontem para falar sobre a realização das partidas em Lajeado e sobre o que isto impacta no Lajeadense.
Segundo Matos, assim que foi concretizada a data de retorno do campeonato estadual, a direção do Lajeadense se moveu para tentar trazer alguma partida para a cidade. Em um primeiro momento a tentativa foi de trazer o Gre-Nal. Depois tentaram trazer algum jogo do São José. “O presidente Sebben passou a tratar diretamente com o presidente da FGF e conseguiu fazer com que pelo menos duas partidas fossem disputadas aqui”, comenta.
Foi Matos quem tratou de toda a operação que envolve a partida. Todos os gastos operacionais serão pagos pelas equipes mandantes. O Ypiranga na partida de ontem, e o Novo Hamburgo no jogo de hoje. “Agora, o que é pago ao Lajeadense pelo uso do estádio eu não estou por dentro”, diz o gerente.
Estrutura elogiada
Thiago acredita que a vinda das partidas para Lajeado faz com que o Lajeadense fique em evidência, além de aproximar os laços entre a direção e a Federação Gaúcha de Futebol. “Estamos auxiliando o Campeonato Gaúcho. Um dia quem sabe será nós que precisaremos de algum auxílio. É sempre bom manter esta amizade entre as partes”, afirma.
O gerente enfatiza a importância do trabalho feita pela torcida nos últimos meses. Um grupo de torcedores realizou reformas estruturais e fez a pintura de toda a estrutura do estádio. “São pessoas que vivem aqui dentro, que vivem o Lajeadense. Foi um trabalho magnífico. O pessoal da FGF falou que nunca viu tanta organização em um estádio de interior.”
Série de protocolos
Para a realização da partida foi necessário o cumprimento de uma série de protocolos. Os membros da FGF passaram por todos os vestiários e ambientes do estádio. Tudo higienizado. A desinfecção foi feita duas vezes, de manhã e de tarde. Todos os atletas e comissão foram testados e cada clube levou um máximo de 31 pessoas ao estádio. “Caso a Divisão de Acesso retorne, nós já temos uma base sobre como é feito este protocolo. Já saímos ganhando com isso”, afirma Matos.
Jogo de hoje
Depois de realizar a partida entre Ypiranga x Esportivo, o Estádio Alviazul recebe hoje o jogo entre Novo Hamburgo e Aimoré, o Clássico dos Sinos. A partida ocorre às 15h.