Dois novos respiradores foram adquiridos pelo Hospital São Gabriel Arcanjo, de Cruzeiro do Sul, reforçando e melhorando o atendimento aos pacientes com suspeita ou diagnosticados com covid-19 na casa de saúde. Os equipamentos chegaram na última semana e já estão aptos a serem utilizados.
Os respiradores, que são de uso adulto e pediátrico, irão incrementar o setor de emergência do hospital, que será ampliada e terá sua capacidade de atendimento dobrada, segundo o administrador da casa de saúde, Ramon Tiago Zuchetti.
“Desde março, estávamos tentando adquirir esses respiradores, que estavam em falta. Tínhamos muita necessidade de equipar nosso hospital. Nosso receio era de ter uma segunda onda e não estar bem equipados. Agora estamos muito mais preparados e aptos”, explica. Até então, o hospital contava com apenas um respirador, que não possui a mesma tecnologia dos novos equipamentos.
O custo de cada respirador é de R$ 60 mil e os equipamentos foram adquiridos a partir da verba para a covid-19, repassada pelo governo federal. “Teremos agora duas salas de emergência e estamos tentando buscar mais um respirador para fazer uma sala específica de atendimento, bem equipada e separada das emergências”, ressalta Zuchetti.
Demora
De acordo com a administração do hospital, desde o início da pandemia, havia dificuldade na compra de novos respiradores devido a demanda dos fabricantes.
Os respiradores são os mesmos utilizados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), o que significa que com estes em uso será possível estabilizar o paciente por um período maior até que seja encaminhado para o hospital de referência.
Hoje, o São Gabriel Arcanjo tem um paciente internado com suspeita de coronavírus. Segundo Zuchetti, o material foi coletado semana passada, mas ainda não houve retorno do Lacen.