Celebrações em honra ao padroeiro São Cristóvão começaram no último final de semana com as peregrinações. Com a pandemia, as tradicionais festas que em anos anteriores reuniam mais de 2,5 mil fiéis estão suspensas. Mesmo assim, as paróquias mantêm uma programação de homenagens ao padroeiro dos caminheiros.
Em Lajeado, a carreata que costumava percorrer o centro da cidade este ano também não acontecerá. Apenas a bênção aos motoristas está mantida no domingo, dia 26.
As missas iniciam às 8h30min. No mesmo horário, até as 11h, freis e ministros estarão próximos ao prédio 16 da Univates para abençoar os motoristas. Ministrantes ficarão em quatro pontos da rótula no encontro das ruas Avelino Talini com a Avenida Alberto Muller.
Missas também ocorrem nesta semana nos dias 23 e 24 às 19h. Fiéis podem fazer a doação de mantimentos como cobertores, alimentos, materiais de limpeza e higienização que serão doados aos imigrantes haitianos que vivem na comunidade Santo André, pertencente à paróquia São Cristóvão.
Em Estrela
A paróquia localizada no bairro Boa União também prepara homenagens ao padroeiro. “É uma data comemorada religiosamente. Sem festas, sem carreatas, mas com muita bênção e peregrinações”, destacou o pároco Elias Geraldo Rech. em entrevista ao Programa Redação nas Ruas, da Rádio A Hora 102.9.
As homenagens já iniciaram na última sexta-feira, 17, com as missas em três comunidades pertencentes à paróquia. No domingo ocorre a procissão dos motoristas com a saída no Parque Princesa do Vale até o bairro Boa União.
Segundo Rech, a bênção deverá ocorrer no trevo do bairro Boão União, próximo à BR-386 e à ERS- 453 (Rota do Sol). “Convidamos caminhoneiros, empresas, taxistas. Todos podem vir ao encontro”.