Os painéis de led são luminárias que aliam o conceito estético das instalações elétricas com a economia de energia. A eficiência energética é um dos grandes diferenciais na hora de escolher o melhor modelo para sua residência.
O painel de led é composto por uma base em acrílico, responsável por proporcionar uma iluminação mais uniforme, e a fita led, que gera a luz. Essa iluminação pode se dar em três tons: a luz branca fria, a luz branca neutra, e a luz branca quente (Ver gráfico).
Gráfico: A temperatura de cor da luz
Branco Frio: A iluminação neste tom é ideal para ambientes como escritórios, cozinhas, hospitais, laboratórios e lavanderias, porque facilita a percepção de sujeiras no ambiente, e deixa as pessoas mais despertas. São comercializados entre 5000 a 6500K.
Branco Neutro: Este tom é o intermediário entre a luz fria e a luz quente, como seu próprio nome diz. É aquela chamada “luz do dia”, muito utilizada em lojas, shoppings, e restaurantes. São comercializados como 4000K.
Branco Quente: A luz branca quente é a ideal para os ambientes de descanso, tornando-se no tom ideal para aqueles ambientes nos quais desejamos mais conforto e aconchego. É bastante utilizado em pubs, restaurantes, halls de entrada, e salas. São comercializadas entre 2700 e 3000K.
Para saber qual tom usar em cada ambiente da residência, o primeiro aspecto a ser observado é qual a finalidade esperada. O branco neutro surgiu para suprir a necessidade daqueles que não gostam nem daquela luz amarelada (branco quente), e nem da luz branca (branca fria).
É possível montar uma residência toda no tom neutro, mais próximo à luz natural do dia. Mas, com algum tempo comercializando estes produtos, destacamos o que é mais comumente vendido para cada ambiente:
Fazer
Cozinha: Branco Frio
Sala de estar e jantar: Branco Quente ou Branco Neutro
Dormitórios: Branco Quente ou Branco Neutro
Lavanderia: Branco Frio ou Branco Neutro
Banheiro: Branco Neutro ou Branco Frio
Salas de estudos ou escritórios: Branco Frio ou Branco Neutro
Garagem: Branco Frio
O que fazer em caso de problema?
O primeiro ponto é saber se o que ocorreu foi a queima do driver do painel ou o fim da vida útil da fita LED. O componente responsável pela iluminação é a fita led, item disponível para venda no mercado. Porém, é extremamente importante saber que, para fins de garantia da peça – normalmente de um ano – não se deve mexer e nem abrir o painel de led ou tentar trocar esta fita. Quando o led chegar ao fim de sua vida útil, o painel deve ser substituído. ,
Caso o problema seja o driver, é possível fazer a troca desta peça, que faz o “meio-campo” entre o painel de led e o ponto de luz, transformando os 12V do led em 127V ou 220V.