Prefeitos e entidades contestam bandeira vermelha

Distanciamento contestado

Prefeitos e entidades contestam bandeira vermelha

Autoridades encaminharam um ofício questionando a classificação da macrorregião dos Vales

Prefeitos e entidades contestam bandeira vermelha
Mapa preliminar foi divulgado na sexta-feira. Créditos: Divulgação
Estado

Após a classificação preliminar de bandeira vermelha, entidades e prefeitos da Macrorregião dos Vales composta por Cachoeira do Sul (Região 27), Santa Cruz do Sul (Região 28) e Lajeado (Região 29 e R 30) se reuniram, em videoconferência, no sábado, dia 18, para analisar os dados do distanciamento controlado do estado. As autoridades elaboraram um documento e encaminharam ao governador Eduardo Leite.

No ofício, o grupo solicita que sejam excluídos da avaliação do distanciamento controlado aqueles pacientes internados em UTIs, oriundos de outras macrorregiões em saúde. Conforme o documento, há a estimativa em levantamento realizado pelos municípios da Macrorregião dos Vales de que no dia 16 de julho, as internações em UTI por covid-19 contabilizou 58% de pacientes de fora.

O grupo sustenta que a contabilização dos pacientes de foram impactam nas médias regionais e macrorregionais em diversos itens, fato que culmina no aumento das restrições.

Nesta segunda-feira, o governo estadual reavalia os recursos encaminhados pelas cidades contrárias a classificação preliminar e divulga a classificação final do distanciamento controlado, que passa a valer a partir de terça-feira.

Assinaram o documento Paulo Roberto Butzge, Presidente da AMVARP e prefeito de Candelária, Jorge Luiz Hoffmann, prefeito de Cerro Branco e Presidente da AMCSERRA, Celso Kaplan, prefeito de Imigrante e presidente da AMVAT, Marcelo Caumo, prefeito de Lajeado, Sergio Ghignatti, prefeito de Cachoeira do Sul, e Telmo Kirst, prefeito de Santa Cruz do Sul.

Confira do documento na íntegra

A Macrorregião dos Vales composta pela Região 27 (Cachoeira do Sul) Região 28 (Santa Cruz do Sul) e Região 29 e R 30 (Lajeado) reunida em videoconferência na data de hoje, para analisar os dados, após a nova classificação como bandeira vermelha no mapa preliminar do Estado, decidiu por unanimidade o envio do presente ofício.

Há a estimativa em levantamento realizado pelos municípios da Macrorregião dos Vales de que no dia 16 de julho, as internações em UTI por COVID-19 contabilizou 58% de pacientes de fora da Macrorregião dos Vales.

A contabilização dos referidos pacientes está impactando de maneira substancial nas médias regionais e macrorregional em diversos itens e ocasionando piora na média final das três regiões e da Macrorregião dos Vales, culminando em indevido aumento das restrições.

Neste sentido, solicitamos que sejam excluídos da avaliação aqueles pacientes internados em UTIs, oriundos de outras macrorregiões em saúde, a fim de que a avaliação do modelo de distanciamento reflita com veracidade a situação de cada região e da macrorregião avaliada.
Atenciosamente,

Acompanhe
nossas
redes sociais