A Secretaria de Educação de Teutônia comunica que entre os dias 20 e 24 de julho haverá recesso escolar para todos os professores e estudantes da rede municipal. O recesso faz parte do calendário escolar e o período ainda não foi utilizado desde o início da quarentena, em março. A partir do 27 de julho, o sistema de aulas não presenciais será retomado.
A secretária da Educação, Rosana Schneider Rührwiem, afirma que os professores e estudantes estão trabalhando muito nesse período e todos são merecedores desse momento de pausa. “Graças à ação rápida do Governo Municipal e da Secretaria de Educação, a implantação da modalidade de aulas remotas foi possível e hoje os professores e estudantes têm a oportunidade de usufruir o recesso de julho. Fomos um dos primeiros municípios do Vale do Taquari a implantar um sistema de aulas não presenciais e, por isso, nossa grade curricular não foi prejudicada”, diz.
Quando a quarentena começou, no final de março, as escolas municipais ficaram fechadas por 12 dias. No dia 3 de abril, a Secretaria de Educação de Teutônia implantou a modalidade de aulas não presenciais para os mais de 4 mil alunos pertencentes ao sistema municipal de ensino.
Essas aulas ocorrem por várias modalidades digitais: Redes Sociais, aplicativos de troca de mensagens e, o mais recente, Google Classroom – tudo oferecido de forma gratuita aos alunos. Para aqueles que demonstraram dificuldade de acesso às ferramentas on-line, as equipes diretivas se esforçam para imprimir os conteúdos de forma que continuassem os estudos, permitindo que os estudantes buscassem em suas instituições matriculadas ou, até mesmo, levando em suas casas.