Agência do Sine completa 120 dias fechada

seguro-desemprego

Agência do Sine completa 120 dias fechada

Solicitação de seguro-desemprego pode ser feita pela internet, por meio de aplicativo ou no site do Ministério da Economia

Por

Agência do Sine completa 120 dias fechada
Crédito da imagem: divulgação
Vale do Taquari

A agência do FGTAS/Sine de Lajeado está fechada há mais de três meses. Dos seis servidores da unidade, apenas uma não faz parte do grupo de risco. No entanto, ela está com suspeita de covid-19, uma vez que o seu marido testou positivo para o vírus na terça-feira, 14. O resultado do exame da servidora sairá hoje.

A unidade, localizada na esquina das ruas Júlio de Castilhos e Julio May, teve ainda uma troca na coordenação. Gabriela Kich assumiu o posto no dia 1º de julho, já que o antigo coordenador concorrerá a cargo público e cumpre calendário eleitoral.

Os trabalhadores do Vale do Taquari que necessitam de atendimento presencial devem se dirigir às unidades de Estrela ou Arroio do Meio.

Devido à pandemia, as agências de todo o estado fecharam as portas em 23 de março. As unidades retornaram o atendimento presencial em 11 de maio.

Recorde nos pedidos de seguro-desemprego

Um dos principais serviços realizados pelo Sine é a solicitação do seguro-desemprego. Em maio e abril deste ano, o estado registrou os recordes dos pedidos na série histórica iniciada em 2011. No mês de junho, a procura pelo benefício foi menor. Mesmo assim, o Rio Grande do Sul foi o quarto estado brasileiro que registrou mais pedidos de seguro-desemprego. As requisições em território gaúchos são 25% maiores do que junho de 2019.

Com a alta demanda, o ex-coordenador do FGTAS/SINE chegou a abrir sozinho a agência. No entanto, a coordenadora atual não tem condições de tomar a mesma medida, uma vez que ela iniciou ontem treinamento junto a unidade de Estrela.

Entre abril e junho, com a agência de Lajeado parcialmente aberta, 89% dos mais de 1,5 mil pedidos foram feitos de forma online. Enquanto nos três meses anteriores a pandemia, 4,6% dos pedidos no município foram realizados pela internet.

Nova coordenadora do FGTAS/Sine de Lajeado, Gabriela Kich, afirma que o fechamento da agência não representa maiores dificuldades aos trabalhadores com direito ao benefício.

“Na região temos duas agências abertas. O número de desempregados cresceu, infelizmente, tende a crescer mais ainda. Destes nem todos tem direito ao benefício”, lamenta Gabriela.

Os trabalhadores demitidos sem justa causa têm direito ao seguro-desemprego. Dados do Cadastro geral de Empregados e Desempregados (Caged) dão conta de 3 mil demissões na região, em maio deste ano. Neste período, foram registrados 1,1 mil solicitações do benefício nas três agências do Vale do Taquari.

Acompanhe
nossas
redes sociais