Em reunião com empresários, prefeito anuncia medidas para prevenir enchentes

Lajeado

Em reunião com empresários, prefeito anuncia medidas para prevenir enchentes

Grupo se reuniu com o prefeito Marcelo Caumo na manhã desta quarta-feira

Em reunião com empresários, prefeito anuncia medidas para prevenir enchentes
Crédito: Lucas Santos/Acil
Lajeado

Um grupo de empresários liderados pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 15, com o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. No encontro, eles cobraram do município um a implantação de um sistema mais eficaz de previsão das cheias do rio Taquari, para que episódios como o da última semana não voltem a se repetir, causando prejuízos e danos às empresas e residências do município.

O presidente da Acil, Cristian Bergesch, sintetizou que o encontro busca, junto à prefeitura, a averiguação das falhas no processo de medição e sinalização da cheia e a adoção de sistema prático para que toda a comunidade tenha condições de monitorar a subida das águas.

Bergesch sugere que o município tenha obras e planejamento a longo prazo, como a construção de recuos e bacias ao longo do rio, e também trabalho sistêmico e pontual, como a remoção de famílias que ocupam casas que estão abaixo de determinada cota de leitura de água, assim como manter uma fiscalização para que estas áreas não voltem a ser ocupadas.

Também defende que o plano de monitoramento e sinalização seja de fácil interpretação e leitura, capaz de ser visualizado e entendido de forma acessível por qualquer cidadão durante a chegada da inundação. “As informações precisam ser claras, igualmente, para que pessoas que estão pensando em ir para aquele lugar tenham informações sobre o nível que pode chegar a água.”

Um dos empresários presentes à reunião relatou que foi totalmente surpreendido pela falta de previsão da real altura que a água atingiria, o que provocou vultuosos prejuízos à sua empresa.


Réguas de sinalização

Caumo anunciou ao grupo que a prefeitura trabalha, nesta semana, exclusivamente para resolver o assunto das cheias. Está sendo estudada a implantação de réguas que ficarão espalhadas pela cidade. “A primeira deve ficar junto ao Parque dos Dick e deve estar finalizada dentro de 30 dias,” adiantou.

Além do sistema de monitoramento por réguas, o prefeito defende a importância de ter processo automatizado, de âmbito regional, para medição e previsão do nível das águas. “O uso da régua deve ser complementar nessas leituras. O monitoramento pelos sistemas é mais eficaz e nos permite previsão em tempo hábil para tomar as decisões necessárias.”

Por outro lado, antecipou que, a partir de agora, o Vale do Taquari estará em linha permanente com os órgãos estaduais de controle e previsão, recebendo todas as informações do avanço das futuras cheias de forma direta.

O prefeito informou que estará em Brasília na próxima terça-feira em audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a quem relatará o sucedido e fará pedido de providências aos órgãos competentes.


Bento Rosa

O diretor de Infraestrutura da Acil, Leandro Eckert, perguntou ao prefeito como está a tramitação do projeto de levantamento da rua Bento Rosa, para que sua pista de rolamento fique fora da cota de alcance de pequenas cheias. Caumo explicou que o projeto já está com a concessionária da BR 386, CCR, que irá executar a obra junto com a duplicação.

Acompanhe
nossas
redes sociais