A rápida elevação no nível do rio Taquari também preocupa o município de Estrela. Pela próxima leitura, deve beirar os 19 metros e a projeção da Defesa Civil é de alcançar os 23 metros, o que significa nova situação de alagamento para algumas casas.
Segundo o prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, boa parte das famílias desabrigadas ainda não retornaram para suas casas. “Muitas estão em casas de amigos, outras estão no abrigo. E fizemos a remoção de sete que haviam retornado. A ordem agora é para que permaneçam abrigadas, que não retornem”, afirma.
Mallmann diz que o momento é da comunidade se engajar e, quando a situação normalizar, será necessária uma grande mobilização para a reconstrução. “Vamos trazer de novo a dignidade para as famílias atingidas, para que possam recompor seus lares”, garante.
O prefeito também defende a implantação de um sistema de monitoramento mais eficaz das enchentes, para ter com maior certeza a quantidade de água que chegará até o município. “Temos que trabalhar com dois sistemas: um eletrônico e também o físico. Se um falhar, temos que ter a garantia do outro”.
Rua interrompida
A rua Albino Francisco Horn, que faz ligação aos bairros Imigrantes e Alto da Bronze, está interrompida, em virtude do Arroio Estrela ter saído fora de seu leito normal.