Mais de 50 haitianos já foram auxiliados por Vanessa Ribas e Elysée Thomas com comida, roupas ou até um lar temporário durante a enchente. O casal que reside no centro de Arroio do Meio iniciou uma campanha para conseguir doações aos imigrantes que residem no município.
Vanessa conta que a ideia surgiu ao verem vários haitianos dormindo até na Praça Flores da Cunha pelo fato do lar ter sido invadido pelas águas do Taquari.
Conforme ela, muitos haitianos se mudaram para o país recentemente e sequer sabiam que o rio poderia chegar na residência. “Tem pessoas que foram trabalhar e voltaram com a casa inundada. Ficaram só com a roupa do corpo”, comenta.
Natural do Haiti, Elysée se mudou ao Brasil faz três anos e se tornou conhecido na comunidade haitiana de Arroio do Meio. Para ele, o fato dos imigrantes terem dificuldade com o idioma português dificulta o pedido de ajuda no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
“Eles não conseguem as coisas pela dificuldade de se expressar. O Elysée é muito chamado para ajudar nessa tradução também”, comenta Vanessa.
Conforme o casal, a pandemia do coronavírus já fez muitos haitianos perderem o emprego. A enchente dificulta ainda mais a situação financeira dos imigrantes no Vale do Taquari.
Atualmente, o casal está abrigando dois haitianos na própria casa. Eles seguem arrecadando donativos para repassar às famílias com necessidade. Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo (55) 99936-7825 (com Vanessa).