“Não se imaginava uma enchente tão grande”, afirma prefeito de Lajeado

Cheia histórica

“Não se imaginava uma enchente tão grande”, afirma prefeito de Lajeado

Marcelo Caumo agradeceu apoio da comunidade em meio à madrugada caótica causada pela cheia do Rio Taquari

“Não se imaginava uma enchente tão grande”, afirma prefeito de Lajeado
(Foto: Arquivo A Hora)
Lajeado

Relatos de salvamentos, pessoas que foram surpreendidas pelas águas até no segundo andar da casa e perdas ainda incalculáveis. Em entrevista ao programa A Hora Bom Dia, prefeito Marcelo Caumo relatou a madrugada caótica em Lajeado devido à cheia do Rio Taquari. “Não se imaginava uma enchente tão grande”, afirmou.

Para ele, a cheia foi agravada em função das chuvas constantes no Vale do Taquari e outras regiões como a Serra e nos municípios próximos de Passo Fundo. “Foi um conjunto de chuvas no que podemos chamar de calha do Rio Taquari. Toda essa água parou aqui”, exemplifica.

Prefeito destaca que cerca de 75 famílias foram abrigadas no Parque do Imigrante. Um número muito maior de desalojados conseguiram abrigo na casa de parentes. A contagem de residências atingidas deve ser finalizado ainda hoje.

Solidariedade

Em contraste com a situação dramática, Caumo elogiou a solidariedade em meio à cheia. Cita exemplo, como de formados da Medicina da Univates, que se prontificaram a realizar uma avaliação médica dos desalojados.

Também destacou a atuação de órgãos de segurança que realizaram diversos salvamentos na quarta-feira e quinta-feira. Outro ponto positivo foi a doação deixadas no Parque do Imigrante. “Quero agradecer a comunidade pelo. Foi marcante o que aconteceu na madrugada”, elogia.

Conforme o prefeito, roupas e calçados são os itens mais necessários. As doações podem ser deixadas no Parque do Imigrante.

Estabilização às 3h

Com os problemas na medicação oficial da SACE/CPRM, as informações sobre o pico do Rio Taquari são incertas. Entretanto, Caumo destacou que, segundo medição de um morador do Carneiros, a cheia teria estabilizado às 3h da madrugada de hoje.

Acompanhe
nossas
redes sociais