Ao passo que o nível do rio Taquari se aproximada dos 26 metros, os números de famílias desabrigadas na região também aumenta. Arroio do Meio lidera o número com cerca de 100 famílias já removidas das áreas alagáveis, especialmente do bairro Navegantes.
Na sequência, Lajeado registra 55 famílias que já foram encaminhadas para o Parque do Imigrante.
Depois, Encantado tem o maior número de desalojados, com 50 famílias que precisaram ser levadas para abrigos públicos. Estrela tem cerca de 40 famílias atingidas, enquanto Cruzeiro do Sul trabalha na remoção de 30 famílias.
Em todas as cidades, a dificuldade maior é com o trabalho em meio a água já em nível expressivo. Muitos moradores resistiram em sair de casa ainda na madrugada e nas primeiras horas da manhã, passam, neste momento, por situação mais dramática.
Números de famílias desabrigadas por cidade
Arroio do Meio – 100
Lajeado – 55
Encantado – 50
Estrela – 40
Cruzeiro do Sul – 30
Preocupação com surto de coronavírus
Um dos agravantes da enchente deste ano é a pandemia. O risco de contágio em virtude das aglomerações alertas as autoridades em saúde. Em Lajeado, o governo preparou um protocolo de atendimento padrão, com medição de febre e imediato isolamento de pacientes que apresentarem sintomas da Covi-198.
Ainda assim, a aglomeração gera preocupação para um possível surto, visto que a permanência das pessoas nos ginásios ou pavilhões públicos se darão em várias.