A Brigada Militar (BM) recebeu, por volta das 6h, uma ligação informando que um veículo havia sido levado pela correnteza do Arroio Saraquá na rua Arnoldo Uhry, em Lajeado. Uma mulher estava no teto do carro, que já estava submerso pela água.
Equipe da Força Fática e do policiamento motorizado foram até o local e ouviram gritos da mulher a distância (aproximadamente 50 metros da margem), porém sem visualização em função da escuridão da noite.
Dois policiais militares da Força Tática entraram na água e nadaram até os gritos da mulher. Ao chegarem até o veículo, encontraram a mulher em estado de choque e sem conseguir falar. Com a chegada dos bombeiros e uso de cordas e equipamentos de flutuação arremessados, foi possível puxar a mulher até a margem. Ela passou por atendimento do Samu.
A BM não identificou o veículo e a pessoa resgatada devido ao contexto de noite e sequência rápida das ações.
“Heroísmo na atuação”
Conforme a BM, no local do fato havia correnteza e a temperatura da água estava a 5°C. Muito lixo, galhos e entulhos elevavam o risco de vida aos policiais militares. Em nota à imprensa, a BM destacou o “heroísmo na atuação” dos policiais .
A BM destaca ainda que, em 1998, neste mesmo local, um solado faleceu tentando realizar um resgate de uma pessoa num contexto semelhante. Após ele nadar e chegar até a vítima, ambos foram levados pela correnteza e morreram.