Elisa Kunzler, 20, sempre questionou o seu lugar no mundo e sua missão de vida, mas tudo mudou quando ela conheceu o Rotaract Club Lajeado. “A diferença que o clube faz, por meio de suas ações, completou o que faltava em mim. Vi que era o trabalho voluntário o grande motivo de estar aqui”.
A jovem ingressou no grupo em 2017. Ao longo destes anos, o voluntariado trouxe muito crescimento, pessoal e profissional, conta. “Pude desenvolver minha empatia, solidariedade, deixar de lado o egoísmo e buscar promover o bem”.
Para ela, ser uma jovem voluntária significa fazer seu papel como cidadã e uma forma de agradecer a possibilidade de estar bem e poder ajudar quem precisa.
“Existem diversos motivos para fazer voluntariado, porém, nada é mais mais motivador do que ouvir um muito obrigado de quem ajudamos. Não há presente ou dinheiro no mundo que fará você se sentir tão bem, completo e grato”.
O Rotaract é uma rede global, voltada a jovens a partir dos 18 anos, que tem como objetivo criar líderes e motivadores que contribuam com sua comunidade.
O Rotaract Club de Lajeado possui 40 anos e tem o Rotary Club Lajeado como padrinho. O grupo atua em Lajeado e região por meio de ações voluntárias e é composto por 18 integrantes fixos, além de convidados.
Os projetos são organizados conforme as necessidades vistas pelos integrantes, conta Elisa. Na Páscoa, Natal e dia das crianças, o grupo promove atividades especiais com os pequenos. Outras ações ainda incluem arrecadação e doação de agasalhos, alimentos e materiais de higiene, além de visitas em casas de idosos.
Desenvolvimento social e pessoal
A vontade de ajudar sempre esteve presente na vida de Patrícia Fumegalli França, 24. Por isso, quando um integrante do LEO Clube Lajeado Florestal a convidou para conhecer e ajudar nas ações do grupo, a jovem logo abraçou o voluntariado e nunca mais se afastou das ações sociais.
Já são oito anos na entidade, que ajudou Patrícia a crescer de forma pessoal e desenvolver uma visão mais ampla da sociedade. “Vejo que me tornei mais responsável, aprendi a trabalhar em grupo e ser mais comunicativa”.
Para Patrícia, ser voluntária representa uma forma de aprender, trocar experiências e conhecer melhor a comunidade.
O LEO Clube Lajeado Florestal é um clube de serviços e uma atividade oficial do Lions Clube Internacional voltada a jovens de 12 a 30 anos. O grupo tem como propósito propiciar atividades com e para a comunidade, participar e compreender a problemática social, promover crescimento pessoal e criar condições para o desenvolvimento de líderes.
O LEO Clube Lajeado Florestal está atua na região desde 2005 e hoje conta com 16 associados e 9 visitantes. O grupo realiza diversas ações ao longo do ano, como campanhas de arrecadação de alimentos, agasalhos e produtos de higiene, doações de ração para grupos de proteção animal, e visitas em orfanatos e casas geriátricas.
A gratidão é a maior recompensa
Gisele Vitória Maron Oestrae, 18, começou a se interessar pelo voluntariado quando uma amiga a convidou para ajudar em uma ação.
Integrante do Clube Action desde 2018, a jovem acredita que ser voluntário é estar disposto e usar o que se tem pra ajudar o próximo. O voluntariado a ensinou a valorizar mais as pequenas coisas da vida e aproveitar mais os momentos ao lado das pessoas que ama, conta.
Para Gisele, a gratidão de quem recebe ajuda e saber que pode fazer a diferença na vida das pessoas são suas maiores recompensas. “O Action me ensinou a ser grata, ter mais comprometimento e responsabilidade”.
O Clube Action surgiu da vontade de alguns jovens de se reunir para passar um tempo juntos, em ações para a comunidade. Grande parte dos integrantes são membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o que contribuiu para o crescimento rápido do grupo.
A entidade conta com cerca de 80 integrantes, e também recebe amigos e pessoas interessadas em ajudar. As demandas chegam por meio dos líderes e o grupo se dedica a resolver o que é proposto, seja arrecadar alimentos e roupas, doar de sangue, visitar asilos, entregar marmitas para quem precisa, pintura e limpeza de praças públicas em parceria com as prefeituras e até festa de aniversário, conta Gisele.
A maioria das ações são custeadas pelos próprios jovens. “Por isso, não conseguimos realizar grandes intervenções, mas sempre faremos nosso melhor para ajudar”.
Campanhas no ar
O Rotaract atua com dois projetos no momento, o EducaJeans e o Agasalha Rotaract. O primeiro foi uma campanha realizada em uma escola, onde foram arrecadadas calças jeans usadas que serão transformadas em mochilas e doadas para crianças carentes.
Por sua vez, o Agasalha Rotaract está recebendo doações de roupas, cobertores e travesseiros que serão destinadas à famílias em situação de vulnerabilidade. Para ajudar nas campanhas, basta entrar em contato com um dos integrantes ou nas redes sociais do Rotaract.
O LEO Clube Lajeado Florestal inicia um novo ano Leoístico e está finalizando sua campanha do agasalho. A roupas e cobertores arrecadados serão entregues para entidades ainda no mês de julho. Quem quiser conhecer melhor o grupo ou contribuir com as ações pode acompanhar a entidade nas redes sociais.
O Clube Action também desenvolve ações o ano inteiro. Nesse mês, participam do projeto Missão Calebe, voltado a jovens no período de férias, para que se envolvam em atividades em prol da comunidade. O grupo também está recebendo sugestões de ações sociais para a comunidade. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelas redes sociais.