Como você iniciou na atividade?
Éramos em três irmãos, meu avô Aquilino Borsatto (in memoriam) foi quem iniciou todo o trabalho. Ele era carpinteiro e todos nós decidimos seguir no ramo. O contato com as ferramentas e a madeira ocorreu muito cedo, eu devia ter uns 16 anos. As primeiras peças foram entalhadas em 2008 quando morava em Santa Catarina. Quando percebi, isso já era minha profissão. Passei a montar peças de decoração para residências e lojas.
Como você chegou na região?
Aqui era a terra do nosso avô. Viemos para Capitão ainda em 2017. Recebi muito apoio da minha esposa Joice Gastão, que hoje cuida de toda a rede social da família e é responsável pelas vendas das esculturas. Escolhemos aqui, por ser um lugar mais reservado. No interior conseguimos trabalhar melhor e ser mais produtivos.
O trabalho é feito todo manualmente. Qual é a maior dificuldade?
Fazer esculturas é um trabalho muito minucioso. Todo o trabalho é manual, desde o início. Recebemos o pedido, cortamos a madeira no tamanho correto para fazer a escultura e então começamos o entalhamento. Isso também é muito demorado, exige atenção principalmente com cada detalhe. Outra dificuldade percebida é que poucos se interessam por essa atividade.
Qual foi a escultura mais marcante?
Temos várias. Todas são especiais. As maiores sempre são as imagens religiosas que normalmente são vendidas para fora do estado. Recentemente fizemos uma de 1,75 m de altura de Nossa Senhora Aparecida para o estado de Minas Gerais. Isso exige um trabalho mais diferenciado, desde a escolha da madeira até a finalização da obra. O importante é que as pessoas fiquem satisfeitas com o nosso trabalho.
Como foi criado o negócio familiar?
Aqui em Capitão começamos a fazer peças por encomendas. Logo após começaram as vendas para fora da cidade inclusive fora do Brasil. Assim ficamos conhecidos para a região e criamos a MB Móveis e Esculturas. Grupos criados no Facebook levaram a marca da empresa para todo o canto. Hoje toda a venda está concentrada na Internet. Pelo nosso Whatsapp, o cliente faz o pedido e encomenda a peça. Todas são feitas exclusivamente
Qual o segredo para entalhar?
Em todos estes anos frisamos pelo trabalho artesanal, como o nosso avô, priorizando cada detalhe. Acredito que este seja o nosso diferencial.