“O segredo está em cada  detalhe da madeira”

Abre aspas

“O segredo está em cada detalhe da madeira”

Em uma pequena sala na cidade de Capitão, o trabalho de Eder e o pai, José Pedro Borsatto, ganha destaque nacional. No espaço, a família transforma madeira em obras de arte. Ao longo dos anos, já foram criadas esculturas sacras, bancos, móveis e objetos personalizados. O que antes era visto como um “hobby” hoje é o principal negócio da família.

“O segredo está em cada  detalhe da madeira”
Vale do Taquari

Como você iniciou na atividade?

Éramos em três irmãos, meu avô Aquilino Borsatto (in memoriam) foi quem iniciou todo o trabalho. Ele era carpinteiro e todos nós decidimos seguir no ramo. O contato com as ferramentas e a madeira ocorreu muito cedo, eu devia ter uns 16 anos. As primeiras peças foram entalhadas em 2008 quando morava em Santa Catarina. Quando percebi, isso já era minha profissão. Passei a montar peças de decoração para residências e lojas.

Como você chegou na região?

Aqui era a terra do nosso avô. Viemos para Capitão ainda em 2017. Recebi muito apoio da minha esposa Joice Gastão, que hoje cuida de toda a rede social da família e é responsável pelas vendas das esculturas. Escolhemos aqui, por ser um lugar mais reservado. No interior conseguimos trabalhar melhor e ser mais produtivos.

O trabalho é feito todo manualmente. Qual é a maior dificuldade?

Fazer esculturas é um trabalho muito minucioso. Todo o trabalho é manual, desde o início. Recebemos o pedido, cortamos a madeira no tamanho correto para fazer a escultura e então começamos o entalhamento. Isso também é muito demorado, exige atenção principalmente com cada detalhe. Outra dificuldade percebida é que poucos se interessam por essa atividade.

Qual foi a escultura mais marcante?

Temos várias. Todas são especiais. As maiores sempre são as imagens religiosas que normalmente são vendidas para fora do estado. Recentemente fizemos uma de 1,75 m de altura de Nossa Senhora Aparecida para o estado de Minas Gerais. Isso exige um trabalho mais diferenciado, desde a escolha da madeira até a finalização da obra. O importante é que as pessoas fiquem satisfeitas com o nosso trabalho.

Como foi criado o negócio familiar?

Aqui em Capitão começamos a fazer peças por encomendas. Logo após começaram as vendas para fora da cidade inclusive fora do Brasil. Assim ficamos conhecidos para a região e criamos a MB Móveis e Esculturas. Grupos criados no Facebook levaram a marca da empresa para todo o canto. Hoje toda a venda está concentrada na Internet. Pelo nosso Whatsapp, o cliente faz o pedido e encomenda a peça. Todas são feitas exclusivamente

Qual o segredo para entalhar?

Em todos estes anos frisamos pelo trabalho artesanal, como o nosso avô, priorizando cada detalhe. Acredito que este seja o nosso diferencial.

Acompanhe
nossas
redes sociais