Em reunião realizada nesta quinta-feira, dia 2, entre os organizadores da Expointer e o secretário da Agricultura, Covatti Filho, decidiu-se pela suspensão do evento. Inicialmente, a 43ª edição ocorreria em agosto e já havia sido adiada para o fim de setembro.
A feira, que neste ano celebraria os 50 anos do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, é impossibilitada por questões sanitárias e econômicas. As entidades acham difícil garantir segurança em relação as medidas preventivas da pandemia.
A exposição, se ocoresse entre 26 de setembro e 4 de outubro, coincidiria com a temporada dos remates de primavera de animais reprodutores, que garante a renda de muitas cabanhas e produtores rurais. Além disso, é o mesmo período do início do plantio da safra de verão, o que comprometeria as atividades para os agricultores.
No ano passado, a 42ª Expointer atingiu o faturamento de R$ 2,69 bilhões, dos quais R$ 2,54 bi em intenções de negócios do setor de máquinas e implementos agrícolas.
Os organizadores, junto a prefeitura de Esteio e secretaria da Agricultura, emitiram nota. Confira na íntegra:
As entidades copromotoras da EXPOINTER 2020 – FARSUL, OCERGS, SIMERS, FETAG, FEBRAC e Município de Esteio, em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR, vem a público comunicar que, de comum acordo, decidiu-se pelo cancelamento do histórico evento aberto ao público no Parque de Exposições Assis Brasil na cidade de Esteio-RS, em função da pandemia causada pelo COVID-19.
Ao mesmo tempo registra-se que provas técnicas de associações de produtores e atividades de
julgamento de animais serão prioritariamente consideradas, observados os protocolos de saúde pública e sem a participação de público visitante.
Por fim, salienta-se que a decisão ora tomada, fundamenta-se em critérios de adequação às normas sanitárias, ao tempo em que reafirma-se a importância do evento agropecuário para a sociedade gaúcha.
Esteio – RS, 02 de julho de 2020.