Uma em cada 214 pessoas está infectada no RS, aponta pesquisa

Covid-19

Uma em cada 214 pessoas está infectada no RS, aponta pesquisa

Resultados da quinta etapa do estudo conduzido pela UFPel foram apresentados nesta quarta-feira, em live do governador. Prevalência do vírus na população foi de 0,05% para 0,47% em quase três meses

Uma em cada 214 pessoas está infectada no RS, aponta pesquisa
Ao todo, 4,5 mil testes foram aplicados na população nesta etapa / Crédito: Reprodução/Facebook
Estado

O governo do estado e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apresentaram, na tarde desta quarta-feira, 1º de julho, os resultados dos testes rápidos da quinta etapa da pesquisa sobre a prevalência da Covid-19 no Rio Grande do Sul.

Ao todo, foram aplicados 4,5 mil testes no estudo conduzido pela universidade gaúcha em nove cidades, sendo que 21 deram positivo. Com isso, a prevalência do vírus na população chegou a 0,47%, maior índice registrado em todas as etapas da pesquisa.

Conforme o professor emérito da UFPel, Fernando Barros, pela pesquisa, há uma pessoa infectada pelo novo coronavírus para cada 214 habitantes. “Também significa que 53.094 pessoas estão com anticorpos para a doença no RS. Como temos uma margem de segurança relativamente ampla, este número pode ser de 32 mil ou de 81 mil”, salientou.

Na etapa anterior, a prevalência era de apenas 0,18%. Desta vez, o intervalo entre uma etapa e outra foi maior, de quase um mês. “Se nota, sim, que tem ocorrido um aumento progressivo na infecção, se avaliarmos desde o início de abril”, ressalta Barros.

O estudo da UFPel conclui que, além do aumento da prevalência no estado, é recomendada a ampliação da testagem (PCR) e também se faça a busca ativa. “Sabemos que as medidas de distanciamento, se não acompanhadas de ampla testagem, podem não ter o efeito desejado”, avalia o professor da universidade.


Número de casos confirmados por município

Canoas – 2
Caxias do Sul – 4
Ijuí – 3
Passo Fundo – 3
Pelotas – 1
Porto Alegre – 2
Santa Cruz do Sul – 3
Uruguaiana – 3

Acompanhe
nossas
redes sociais