“A pandemia vai criar uma legião de míopes”
Horário SEM cache 13:03:15
Horário COM cache 13:03:15

Cuidado com os olhos

“A pandemia vai criar uma legião de míopes”

Oftalmologista alerta para o uso excessivo de computadores e celulares. Confira dicas para garantir a saúde dos olhos

“A pandemia vai criar uma legião de míopes”
Oftalmologista Jiovana Friedrich participou de entrevista na Rádio A Hora
Vale do Taquari

Problemas no desenvolvimento da visão de crianças, miopia precoce e degeneração na fase adulta. Esses são problemas que podem surgir com o uso excessivo de celulares e computadores. Em meio à pandemia, a necessidade desses aparelhos eletrônicos aumenta e os cuidados com a visão devem ser intensificados.

No programa Frente e Verso da manhã de hoje, a oftalmologista Jiovana Friedrich destacou cinco dicas para manter a saúde dos olhos de forma preventiva. Conforme ela, olhos vermelhos, coceira e até dor de cabeça podem indicar complicações na visão. Nestes casos, é importante a consulta com um profissional.

Manter distância

A oftalmologista recomenda o uso de celulares a, pelo menos, 35 centímetros de distância dos olhos. No caso da tela do computador, a 60 centímetros de distância. Caso crianças estejam puxando objetos muito próximos, é recomendado que os pais procurem um profissional.

Intervalos

Jiovana explicou que até os sete anos de idade a criança está desenvolvendo a visão à nível cerebral. Conforme ela, se a criança utiliza muito a tela do computador, ela desenvolve mais a visão próxima e prejudica a visão de longe. Por isso, destaca a importância dos jovens fazerem intervalos a cada 30 minutos no celular ou computador. Essa recomendação também vale para adolescentes e adultos, reforça a oftalmologista.

Piscar com frequência

Uma pessoa pisca, em média, 20 vezes por minuto, destaca Jiovana. Quando se está olhando para o celular ou computador, essa frequência pode diminuir consideravelmente, o que causa o ressecamento do olho. Dica da oftalmologista é perceber quando isso ocorre e piscar com mais frequência.

Sem celular antes de dormir

Jiovana esclarece que a luz azul dos celulares e computadores atrapalha a produção de um hormônio chamado melatonina. Ele é responsável por aguçar o sono. Com isso, a pessoa pode sofrer de insônia se usar o celular antes de dormir. Ela recomenda evitar o uso uma hora antes de ir para a cama.

Terceira idade

Com o passar da idade, principalmente no caso das mulheres, a oftalmologista destaca a produção de menos hormônios responsáveis por lubrificar os olhos. Com o uso de celular também na terceira idade, esse problema aumenta. Para Jiovana, é importante uso de colírios para evitar os olhos secos. Outra dica na terceira idade é ajustar a luminosidade do celular, evitando excessos.

Entrevista completa no link:

Acompanhe
nossas
redes sociais