Um homem, de 42 anos, teve resultado positivo para coronavírus. Ele está preso em uma cela separada, para evitar a contaminação de outros apenados. A infecção foi confirmada pela Vigilância Sanitária de Lajeado nesta segunda-feira, dia 29.
Segundo a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), todo indivíduo que for preso pela Polícia Civil (PC) e Brigada Militar (BM) no Estado é posto em quarentena, de pelo menos, 14 dias. Os que apresentam sintomas gripais são submetidos a teste de coronavírus.
Se não houver uma cela disponível para o isolamento do detido, eles devem ficar alojados nas delegacias. Segundo o Assessor de Imprensa, Paulo Bogado, da Susepe, isso causou gargalo de presos nas delegacias da região metropolitana de Porto Alegre.
Em São Leopoldo, um surto foi registrado, na semana passada, dentro do Presídio Estadual. Dos 118 presos do regime semiaberto, 66 tiveram resultados positivos para coronavírus. Em Lajeado, além do homem de 42 anos, não há identificação de outros detentos sintomáticos.