Apesar da evolução do contágio no Estado, Vale permanece laranja

sétima semana

Apesar da evolução do contágio no Estado, Vale permanece laranja

Regiões classificadas com a bandeira vermelha subiram de quatro para nove. Das 30 regiões do Estado, apenas 2 estão com risco baixo de contágio

Apesar da evolução do contágio no Estado, Vale permanece laranja
Estado

O Vale do Taquari permanece na bandeira laranja, que representa o risco médio de contágio por coronavírus, pela sétima semana consecutiva. Nesta semana, a atualização do Distanciamento Controlado foi na sexta-feira, dia 26. Agora, os municípios que não concordam com a classificação tem até às 8h de domingo, dia 28, para enviar ao Estado a sua contestação.

Somam-se a Lajeado, as regiões de Santa Maria, Uruguaiana, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Pelotas, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul estão em bandeira laranja (risco médio). A região de Santa Rosa, que se encontrava na bandeira amarela, mas evoluiu, nesta rodada, para a laranja. Somente as regiões de Taquara e Bagé se encontram em bandeira amarela (risco baixo).

O mapa do Distanciamento Controlado apontou risco alto em outras cinco regiões: Caxias do Sul, Erechim, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Santo Ângelo. Somadas à Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Canoas, o Estado tem, portanto, nove regiões na bandeira vermelha na rodada preliminar do modelo.

As regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e Capão da Canoa permanecem em bandeira vermelha pela segunda semana consecutiva. A região de Caxias do Sul, que esteve em bandeira vermelha na semana retrasada e em laranja na semana que se encerra, retorna à bandeira vermelha.

Assim, as cinco regiões devem seguir a nova regra: se fossem classificadas na bandeira final vermelha por dois períodos consecutivos ou alternados dentro do prazo de 21 dias, só poderão ser reclassificadas para bandeira menos restritiva depois de preencherem os requisitos para tal reclassificação por, pelo menos, duas semanas consecutivas.

O Decreto permite que municípios sob bandeira vermelha sem registro de hospitalização e óbito por covid-19 de algum morador nos últimos 14 dias e que mantenham rigorosamente atualizados os registros nos sistemas oficiais poderão adotar, por meio de regulamento próprio, protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja.

O prazo para o envio termina às 8h de domingo, 28. Até a tarde da segunda-feira, 29, o Gabinete de Crise analisará os dados enviados e rodará o mapa novamente, cuja definição final será divulgada na segunda à tarde. As bandeiras definitivas passam a valer, portanto, a partir de terça-feira, 30.

Acompanhe
nossas
redes sociais