Nos primeiros dias de serviço da Expresso Azul, empresa vencedora do processo licitatório do transporte coletivo de Lajeado, a média de passageiros foi de 2,7 mil por dia. As informações são do diretor da companhia, Pedro Guarnieri, que concedeu entrevista à Radio A Hora 102.9, nesta quarta-feira, dia 24.
A respeito das reclamações dos usuários, Guarnieri defende que os primeiros dias de serviço possibilitam um diagnóstico das linhas mais congestionadas, principalmente durante o incerto período de pandemia. “Temos que deixar que aconteça para que logo em seguida se tomem as providências”, declarou.
Durante a pandemia, as alterações de linhas e horários serão constantes. “A quantidade de horários vai ser alterada de acordo com a necessidade e provavelmente a cada semana”, disse.
A empresa constatou um fluxo a cima do esperado na linha Jardim do Cedro, das 16h30. Por isso, nesta quarta-feira, uma linha adicional, às 15h30, foi incorporada. A oferta que existia na semana passada, continua nessa semana. Ou seja, os horários estão reduzidos. Cerca de 40% das linhas que normalmente circulam no município estão em funcionamento. “Aos poucos, são adicionadas novas linhas para que se chegue a normalidade”, destaca.
Acesso a UPA
Uma das preocupações da empresa que opera o transporte público de Lajeado é o acesso a Unidade de Pronto Atendimento, localizada no bairro Moinhos d’Água. “A ideia é que todos os bairros tenham um acesso, tanto de ida, como de volta, para a UPA”, planeja o diretor.
A Expresso Azul estuda a possibilidade de oferecer uma linha circular, que passe em todos os bairros e leve até a UPA. No entanto, o acréscimo do acesso a UPA nas linhas já existentes parece uma solução mais rápida e eficiente.
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