A instalação da placa do Centro Empresarial de Teutônia marca a busca por empreendimentos que ocupem o antigo espaço onde funcionava a Paquetá Calçados. A estrutura está localizada no bairro Teutônia, às margens da ERS-128 (Via Láctea).
O trabalho para ocupação da antiga planta industrial iniciou em julho do ano passado com negociações entre governo e empresa calçadista. Nesse mês, uma reunião ocorreu em Sapiranga com a presença também da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC).
No sistema proposto pelo Executivo, as empresas que se instalarem no Centro Empresarial pagam aluguel à Paqueta. Para o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Teutônia, Sidnei Eckert, essa ação cria oportunidades de geração de renda e empregos, além de tornar a área novamente útil.
No início do ano, uma empresa de implementos rodoviários se instalou em um dos três espaços do centro comercial. A área conta com 2,8 mil metros quadrados. Conforme Eckert, estão ócios mais dois espaços com 2,2 mil metros quadrados e 5 mil metros quadrados.
Eckert relata que a pandemia do coronavírus desencoraja investimentos e dificulta o trabalho do Executivo em trazer mais empreendimentos ao local. Entretanto acredita que a divulgação do Centro Empresarial pode atrair novos negócios no futuro.