Com a estabilização dos contágios por coronavírus no município, mas ainda em uma fase crítica no cenário estadual, a população de Lajeado relaxa no uso das máscaras. Esta foi a impressão de muitas pessoas que circularam por espaços públicos nesse fim de semana e também da administração municipal.
“Nas grandes aglomerações que houve nos parques no fim de semana, se percebeu que muita gente estava sem máscara”, avalia o secretário de Planejamento e Urbanismo, Giancarlo Bervian. Ele afirma que o município planeja novas ações de orientação voltadas aos bairros para o próximo fim de semana.
Em relação a cidadãos sem máscara, o secretário afirma que é “totalmente inviável” notificar as pessoas nas ruas em função do efetivo reduzido. “O que falta é a conscientização para que as pessoas tenham noção do momento que se passa. Cada um é responsável por fazer sua parte”, defende.
Desde o início da pandemia, a ouvidoria do município recebeu 189 reclamações envolvendo pessoas sem máscara em estabelecimentos comerciais ou circulando nas ruas. No entanto, o município não tem registro de qualquer pessoa que tenha sido notificada por descumprir a medida prevista em decreto.
Lajeado esteve entre os primeiros municípios a adotar o uso de máscaras no RS. O item é obrigatório desde o dia 23 de abril em todos os espaços de uso comum, públicos ou privados, mesmo dentro das empresas e nas diversas modalidades de transporte.
Estabelecimentos multados
Em relação aos estabelecimentos comerciais, multas já foram aplicadas. De acordo com o secretário, há locais que foram multados duas vezes. Na terceira infração, o estabelecimento pode ter o alvará cassado e ser interditado.
De acordo com o governo municipal, foram 27 estabelecimentos notificados e quatro autuados, entre 11 e 21 de junho, por descumprirem alguma medida de restrição. O governo não possui dados específicos sobre multas referentes à falta de máscara.
Foco na conscientização
Mesmo com o descumprimento, o município não planeja punições mais rígidas e aposta na orientação para conscientizar a população sobre a importância de usar a máscara.