Nesta segunda-feira, 22, a Famurs divulga o resultado de um levantamento sobre o número de testes realizados nos principais municípios do RS. No Vale do Taquari, são quatro municípios relacionados: Lajeado, Encantado, Estrela e Taquari. Os dados são enviados à entidade pelas secretarias municipais de saúde.
Números preliminares deste levantamento apontam que Lajeado aplicou 3,6 mil testes desde o início da pandemia. Os números não levam em conta a segunda etapa da pesquisa Testa Lajeado, concluída nessa quinta-feira, 18. Em Encantado, foram 1,7 mil testes.
Importância dos testes
O secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, defende a importância da ampla testagem para embasar a tomada de decisões em relação à pandemia. “É ela que define o percentual da população que pode estar infectado. E ela identifica onde o vírus está se disseminando. Essas duas informações só se consegue pela testagem regular”, avalia.
Klein destaca ainda que a recente baixa no número de casos na cidade está atrelada às medidas de distanciamento seguidas até o momento.
Brasil testa pouco
O nível de testagem de Lajeado é quase quatro vezes maior que a média nacional. Na proporção, o município se aproxima de países, como Chile, Peru e Finlândia, e supera a Coreia do Sul, uma das referências no combate à pandemia.
No mundo, o país que mais testou proporcionalmente é Mônaco, de menos de 40 mil habitantes. Em termos de número de testes realizados para cada milhão de habitantes, o Brasil está na posição de número 108, com cerca de 11 mil testes para cada milhão.
Os dados são do worldometer.com, site que fornece contadores e estatísticas em tempo real, abastecido por pesquisadores e desenvolvedores voluntários.
Alta testagem em Encantado
No município da região alta do Vale, a proporção da testagem é ainda maior. Com população estimada pelo IBGE em 22,7 mil habitantes, Encantado aplicou 1,7 mil testes. O número representa uma proporção de 78 mil testes para cada milhão de habitantes. A testagem é semelhante a países como Estados Unidos, Itália e Austrália.