Em cumprimento ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado em 19 de maio de 2020 entre Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público Estadual, a Cooperativa Dália Alimentos desenvolveu o Programa de Rastreamento de Trabalhadores Portadores Assintomáticos ao Coronavírus, executado entre os dias 4 a 9 de junho de 2020. O relatório foi encaminhado ao MPT, onde constam todos os dados quantitativos do programa, além da metodologia utilizada e os resultados obtidos.
O programa registra a execução de exames RT-PCR em todos os funcionários das duas unidades frigoríficas, de suínos (Encantado) e de aves (Arroio do Meio), totalizando 1.150 funcionários. Para isso foi contratada a empresa Neoprospecta Microbiome Technologies, de Florianópolis (SC).
Para as coletas foi instalada uma tenda, o que permitiu amplo arejamento da área de coletas. Sob a tenda foram montadas estações de higienização e asseio, de identificação e de coleta, com uma área de espera com cadeiras fixas e distanciamento de 1,80 metro.
A coleta de material (secreção nasofaríngea) para análise de RT-PCR foi feita por três duplas de coletadores da empresa contratada, nos dias 4, 5, 8 e 9 de junho, nos turnos de manhã, tarde e noite. As atividades foram supervisionadas pelo coordenador de Serviço Médico da Dália Alimentos, médico do trabalho Clairton de Paoli. Também participaram diversos colaboradores da empresa, devidamente identificados, que auxiliavam na convocação dos trabalhadores nos setores, na organização das filas de acesso e na orientação em cada estação de trabalho.
Resultados
Os laudos com os resultados foram encaminhados por e-mail diretamente ao médico coordenador de Serviço Médico da cooperativa, à medida em que as análises foram sendo executadas. Os resultados dos exames colhidos em 4 e 5 de junho chegaram nos dias 7 e 8 de junho. As coletas feitas nos dias 8 e 9 de junho tiveram seus resultados remetidos em 10, 11 e 12 de junho. Ao todo foram executadas 980 coletas, sendo 146 no frigorífico de frangos e 834 no frigorífico de suínos. Na unidade avícola não houve casos positivos para Covid-19 e na unidade de suínos apenas 14 casos positivos, com devido encaminhamento e orientações em como proceder durante o contágio e transmissão da doença.
Plano de Adequação das Condições de Trabalho em Frigoríficos
A Dália Alimentos também desenvolveu um Plano de Adequação das Condições de Trabalho em Frigoríficos. Em um primeiro momento, somente os funcionários das unidades frigoríficas foram incluídos ao plano e os demais colaboradores, por decisão, da Direção, também foram incluídos.
A aplicação dos testes é uma das inúmeras ações desenvolvimento desde o início do mês de março, quando a cooperativa criou um Comitê de Combate ao Coronavírus com profissionais ligados à área da saúde e administrava a fim de amenizar a disseminação e o contágio do vírus.
De Paoli enfatiza que a testagem foi uma medida adotada pela empresa e vem sendo aplicada em todos os funcionários das unidades frigoríficas. Em casos positivos, o empregado recebe atestado médico para cumprir a quarentena e todas as orientações em como proceder diante da Covid-19. Além disso, são identificados contactantes que também são afastados por precaução. Com baixo índice de trabalhadores que contraíram o vírus e de assintomáticos, a empresa acredita que o trabalho desenvolvido vem surtindo efeito positivo devido também à recuperação breve de pacientes com sinais mais graves da doença.