Em live que ocorre neste momento, o governo do estado apresenta o mapa de Distanciamento Controlado para a semana de 23 a 29 de junho. Sem alteração nesta sétima semana, o Vale do Taquari continua na bandeira laranja.
Mudança principal ficou para as regiões de Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre e Palmeiras das Missões que tiveram o risco de contágio ampliado para a bandeira vermelha. Ao justificar a mudança na capital gaúcha, Leite destacou a piora em seis dos 11 índices analisados. Entre eles, o número de óbitos que aumentou mais de 90% na semana passada em Porto Alegre.
Em contraste, as regiões de Uruguaiana e Caxias do Sul, que estavam com a bandeira vermelha, conseguiram reverter a gravidade da pandemia e retornaram para o laranja.
Outra mudança foi nas regiões de Pelotas, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul que aumentaram o risco de contágio do amarelo para o laranja.
Durante a live, Leite destacou que as mudanças não serão aplicadas automaticamente na segunda-feira. Isso porque as cidades terão um prazo de 24 horas para pedirem recurso da mudança e contrapor os dados do governo do estado. Esses possíveis recursos serão analisados na segunda-feira pelo comitê de distanciamento social e as mudanças passam a valer a partir de terça-feira.