A partir dessa segunda-feira, 22, o transporte público coletivo de Lajeado estará sob nova direção. A Expresso Azul, que venceu a primeira licitação feita na cidade, assume o serviço, até então prestado pelas empresas Ereno Dörr e Scherer.
Por mais de 30 anos, a concessão foi mantida por meio de contratos emergenciais. O processo licitatório iniciado em agosto de 2019 chega agora a sua efetivação.
Coordenador de transporte da nova concessionária, Gerson Meyer destaca que a empresa pretende buscar uma aproximação junto aos usuários.
“A direção da empresa nos sinaliza que o atendimento ao usuário será muito importante. Queremos que as pessoas deixem seus carros em casa e use o transporte coletivo. Então, faremos de tudo para atender melhor nossos usuários”, afirma.
De acordo com Meyer, o objetivo da empresa é que a comunidade contribua para a melhoria do serviço. Críticas e sugestões podem ser feitas pelo telefone: 3710 1011.
O prefeito Marcelo Caumo destaca que o contrato, assinado a partir da licitação, permite ao município fazer exigências e, por outro lado, dá garantias à empresa.
“Temos muita expectativa. Este primeiro ano será um período de muito aprendizado. Principalmente porque até então os dados eram geridos pelas empresas. A partir de agora o poder público vai ter todos os dados para tomar as melhores decisões”, afirma Caumo.
Bilhetagem eletrônica
Entre as novidades implementadas está a bilhetagem eletrônica. As atuais fichas de vale transporte têm validade até o fim de julho. Elas darão lugar ao cartão TIO Lajeado. Os usuários terão de fazer o cadastro em uma loja que será disponibilizada na rua João Abott.
O aparelho permite ainda o reconhecimento facial que, em um próximo momento, deve ser utilizado para identificação dos usuários isentos. Por segurança, não haverá mais passageiros na parte da frente do veículo, todos passarão a roleta. Entre as novidades, o serviço contará com uma linha especial circular que ligará a UPA ao Centro.
Tabela atualizada no site
A tabela com as linhas e horários estará disponível no site www.tiolajeado.com.br. De acordo com a empresa, caso alguma horário tenha alteração, a página terá atualização diária.
Em razão da pandemia, neste primeiro momento, a oferta de ônibus seguirá os horários de abril, que são reduzidos. Seguirão também o decreto municipal que exige ocupação no interior do veículo de no máximo 60% da ocupação permitida.
Nove ônibus novos
Os ônibus brancos com a marca da cidade em azul na lateral começam a circular nesta segunda com um total de 34 veículos. Nove deles são ônibus novos e os demais foram alugados junto à Viação Sartori.
Entre os veículos, 28 têm acessibilidade para cadeirantes e 14 contam com ar condicionado. De acordo com a empresa, eles têm média de idade de cinco anos.