O A Hora Bom Dia abordou possíveis danos ao corpo que o home office e quarentena podem trazer à população. A entrevista contou com participação da reumatologista Jussara Bohn.
Entre um dos hábitos que as pessoas precisam evitar, segundo Jussara, é usar a cama para trabalhar em frente ao computador ou estudar. A profissional cita necessidade de um encosto para as costas e ter o computador na altura dos olhos. Por isso, orienta os trabalhos em uma mesa com uma cadeira adequada.
Outra dica de Jussara é fazer pausas no trabalho, no caso de quem usa o computador, e movimentar-se. “A pessoa pode fazer alguma atividade doméstica, como lavar a louça para não ficar tanto tempo parada”, sugere.
Uma das preocupações da reumatologista é com a Lesão por Esforço Repetitivo (LER). Afirma a necessidade das pessoas alongarem os músculos, inclusive, das mãos e dedos. Além disso, reforça a necessidade de exercícios físicos como caminhadas.
Sobre o celular, destaca o uso do polegar que pode gerar problemas e sugere que, em trabalhos que exijam longas horas, a pessoa prefira o computador.
Cloroquina contra a Lúpus
Jussara também abordou o uso da cloroquina nos pacientes acometidos pela Lúpus, uma doença reumatológica que afetar articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões.
Essa é uma doença crônica sem cura que precisa ser acompanhada continuamente. Um dos tratamentos utiliza a cloroquina desde 1985. A reumatologista classifica o medicamento como seguro e afirma que ajuda a controlar a imunidade da pessoa. “Tem pessoas que tomam a cloroquina a vida inteira. Hoje com a covid-19, se fala em tomar cloroquina por cinco dias”, relaciona.
Ela destaca a necessidade de controle de uso. Quando prescreve cloroquina, é necessário liberação de um oftalmologista e análise das condições cardíacas do paciente.
Entrevista completa no link: