Sindicato pressiona por retomada dos bufês

Retomada do autosserviço

Sindicato pressiona por retomada dos bufês

Entidade que representa restaurantes tem reunião marcada com o prefeito para pedir flexibilização de decreto municipal

Sindicato pressiona por retomada dos bufês
Créditos: Arquivo A Hora
Lajeado

O Sindicato de Hotéis, Motéis, Restaurantes e Bares do Vale do Taquari (Sindavat) tem reunião marcada, às 15h desta sexta-feira, com o prefeito Marcelo Caumo. Um requerimento foi elaborado para pedir ao prefeito ajustes no decreto que restringe o autosserviço em bufês.

Em 8 de junho, o governo municipal havia permitido que os clientes dos restaurantes se servissem. Porém, após a especulação de uma ação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), o município recuou e, em 10 de junho, proibiu novamente o autosserviço.

Segundo o sindicato, o ramo possui cerca de 400 empreendimentos em Lajeado, que proporcionam o emprego direto de 1,2 mil pessoas. “Não se trata de uma classe empresarial diminuta, muito pelo contrário, são esses empresários responsáveis pela grande movimentação de empresas de comércio de alimentos (atacado e varejo), por fomentar a produção agrícola local, entre outras atividades secundárias que dependem desse segmento”, diz o requerimento.

O documento pede um novo estudo para o setor de bares e restaurantes. A partir disso, o sindicato pretende alcançar novas conclusões que permitam o autosserviço nos bufês do município.

O presidente do Sindavat, Ruben Hefle, diz que a elaboração do requerimento e a reunião com o chefe do Executivo foi uma saída mais branda diante do apelo dos empresários do setor. “Donos de restaurante queriam protestar”, revela Hefle.

Acompanhe
nossas
redes sociais