Na classificação estadual de distanciamento social, a região da Serra ficou com bandeira vermelha, critério que estabelece comércio e serviços fechados por duas semanas. O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, participou do programa Frente e Verso, desta sexta-feira, dia 19, para esclarecer quais são as medidas adotadas pelo município para alterar o cenário considera o risco de contágio do coronavírus como alto.
O prefeito acredita que o sistema do governo apresenta dados defasados por classificarem de acordo com os números a semana anterior. “O cenário que temos hoje, não é o mesmo de semana passada. Fizemos uma força tarefa regional para combater o vírus. Nesta semana, temos uma redução de casos e ainda ampliamos os leitos em diversas cidades da macrorregião”, explica.
Conforme Pasin, houve um aumento de casos, mas já está ocorrendo a redução. “Temos convicção que na próxima rodada do distanciamento voltaremos para a bandeira laranja”, analisa. Além de prefeito, Pasin acumula a função de secretário de Saúde. “É um desafio, porém tenho os números e realmente em Bento Gonçalves melhorou, baseado num movimento regional”, antecipa.
Pasin elogia o modelo de distanciamento estabelecido pelo governo, ainda que, segundo ele, os dados deveriam ser baseados na semana atual. “Acredito que todos 49 municípios da região estão cumprindo o decreto. As regras estão aqui para serem cumpridas”, analisa.
Eventos
Há cerca de duas semanas, a administração municipal e entidades de Bento Gonçalves anunciaram um calendário com 15 eventos a partir de setembro, entre eles a ExpoBento, Fenavinho e Movelsul. Conforme Pasin, toda a programação está mantida. “Os eventos têm programação de ocorrer apenas daqui a três meses, além de seguirmos diversos planos de segurança”, relata.
Confira a entrevista na íntegra: