Município oficializa Comitê para volta às aulas
Horário SEM cache 16:46:14
Horário COM cache 16:46:14

pandemia e educação

Município oficializa Comitê para volta às aulas

Prefeitura e escolas municipais e privadas se reuniram ontem para debater protocolos de retorno aos colégios. Novo decreto local sairá nos próximos dias

Município oficializa Comitê para volta às aulas

Representantes das escolas privadas e da rede municipal estiveram em reunião na manhã dessa quarta-feira, 16, com os chefes do executivo e secretários da Saúde, Cláudio Klein, e da educação, Vera Plein e outras autoridades da saúde e da defesa civil. Este é o segundo encontro deste grupo para debater os protocolos de volta às aulas presenciais.

A definição de volta das aulas presenciais depende de permissão do governo do Estado. Ainda assim, o município decidiu se antecipar e ir encaminhando as ações necessárias para que possa estar com os protocolos ajustados e aprovados quando for possível retomar as atividades, o que agilizará os procedimentos, já que o Piratini publicou decreto específico sobre quais serão as exigências para as escolas retomarem as atividades.

Na reunião, ficou acordado que, para ir adiantando as ações necessárias, o município publicará nos próximos dias o decreto com os integrantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação – Municipal (COE-E Municipal), que contará com a participação de um representante de cada escola privada, além da rede pública municipal.

Este grupo é exigência de um documento conjunto das Secretarias Estaduais da Saúde e da Educação, que trata das “medidas de prevenção, monitoramento e controle ao coronavírus a serem adotadas por todas as Instituições de Ensino no Rio Grande do Sul.” As escolas estaduais terão regramento próprio definido pelo governo do Estado e por isso não fazem parte deste grupo.

Além da formação deste Comitê, também ficou acordado que cada escola, municipais e privadas, deverão formar o seu próprio COE-E Local, ou seja, da própria instituição de ensino que deverá ser formado, no mínimo, por um representante da direção da instituição, um representante da comunidade escolar ou acadêmica e um representante da área de higienização. Este comitê em cada escola também é exigência da legislação estadual.

Os comitês locais serão apresentados ao município em reunião na próxima terça-feira, 23, ocasião em que as escolas que já tiverem iniciado a elaboração de protocolos de retorno às aulas apresentarão suas propostas ao grupo para ampliar a discussão das alternativas entre os estabelecimentos. A ideia inicial é que sejam definidos regramentos gerais, que todas as escolas deverão seguir, e regramentos específicos, que cada uma poderá definir por sua própria conta.

Acompanhe
nossas
redes sociais