Golpes disparam na pandemia

estelionatos na região

Golpes disparam na pandemia

Fraudes em compras pela internet são as mais frequentes. De março a maio, Lajeado teve aumento significativo de estelionatos

Golpes disparam na pandemia

O isolamento social trazido pela pandemia gera redução na ocorrência de diversos crimes. No entanto, o mesmo fenômeno não se aplica a casos de estelionato. Em Lajeado, o número de casos registrados pela Polícia Civil teve aumento significativo nos meses de março, abril e maio em relação a 2019.

Os números acompanham uma tendência. No estado, os casos de estelionato em maio aumentaram 74% de 2019 para 2020.
Para o delegado de Lajeado, Márcio Moreno, pelo menos três possibilidades ajudam a explicar o crescimento. Um deles é o aumento nos registros online, onde a própria vítima enquadra o crime e pode haver equívoco. A segunda hipótese é uma migração de outros crimes para os golpes.

“Tivemos diminuição de diversos crimes contra patrimônio que, de certa forma, exigem convivência social, como o furto, ou grave ameaça, como o roubo.”, afirma Moreno.

Novos golpes

A terceira hipótese é uma diversificação dos tipos de golpe tentados de dentro dos presídios. Moreno afirma que são situações recentes que ainda estão sob investigação da Polícia Civil.

“Já se nota uma logística de crime organizado em relação a este golpe. Muitas vezes, o golpe é realizado de lajeado e o depósito é e em outro estado. Isso dificulta a investigação.” De acordo com Moreno, a maioria das vítimas têm entre 20 e 40 anos.

Aparente veracidade

Os criminosos buscam dar aos golpes uma aparente veracidade. Moreno cita o caso de vendas de produtos pela internet em que o golpista cria um perfil falso de uma loja que estaria supostamente falindo, em função da crise econômica.

Geralmente, são golpes dados de dentro da cadeia, com auxílio de outros perfis falsos, que fazem boas avaliações do falso estabelecimento.

“Alegam que a empresa está fechando em função da pandemia e está fazendo liquidação. A vítima acredita que está comprando um telefone celular com bom preço e está caindo em um golpe”, afirma.

Redução de outros crimes

Nas estatísticas criminais da Secretaria de Segurança Pública, o crescimento dos registros de estelionato destoa da maior parte dos outros crimes. Em Lajeado, o mês de maio teve menos homicídios, roubos, furtos a pedestres e a veículos do que o mesmo período do ano passado.

Os roubos e furtos tiveram redução de 61,2%. Foram 42 casos em maio de 2020 contra 108 nem maio de 2019. Em relação aos homicídios, foram duas vítimas no ano passado e uma este ano.

Os roubos e furtos de veículos totalizaram 24 registros em maio de 2019 e 14 no mês passado. Uma redução de 41,7% no período.


Como evitar golpes:

  • O delegado dá algumas dicas básicas de como perceber elementos estranhos que indiquem a prática de golpe e se prevenir:
  • Não faça negociação pela internet com lojas virtuais que solicitam pagamento por depósito ou transferência bancária. O pagamento por boleto traz mais segurança. Muitas vezes, os próprios sites de compra e venda possuem ferramentas de pagamento mais seguras
  • Pesquise o CNPJ da empresa, verifique se está ativo e se confere com as informações passadas.
  • Em caso de pessoa física, verifique na internet se o CPF é do mesmo estado.
  •  Se forem fornecidos dados bancários, verifique o local da agência.

Acompanhe
nossas
redes sociais